Até ao final de agosto decorre o prazo de recrutamento para 15 bombeiros em regime profissional, disponível para candidatos entre os 18 e 30 anos com robustez física, perfil psicológico adequado e sentido de serviço público.
Os Bombeiros de Portimão informam em comunicado que “abriram um procedimento concursal externo para admitir Bombeiros Estagiários para preencher as vagas no quadro de pessoal permanente, designadamente nas Brigadas de Intervenção em regime profissional”.
Os candidatos terão de possuir a escolaridade obrigatória, e passam por um exigente processo de seleção para admissão ao curso de formação especializada, através de provas de conhecimentos, atividades físicas práticas, testes médicos e psicotécnicos e uma entrevista.
O objetivo é assegurar a capacidade dos formandos para um percurso pedagógico remunerado, com a duração de um ano, com vista ao aprontamento para o desempenho das missões confiadas aos Bombeiros.
Os 15 melhores classificados no resultado final das diferentes provas, ingressam no Corpo de Bombeiros de Portimão, na qualidade de Estagiários e têm acesso a um pacote formativo diferenciador e pioneiro, que além de todo o conteúdo programático previsto para o Curso de Instrução Inicial de Bombeiro e formações elementares, ficam ainda habilitados com os cursos certificados de tripulante de ambulância de socorro, sobrevivência, técnico de substâncias perigosas, busca e resgate em estruturas colapsadas, salvamento em valas, elevações de emergência, intervenção em veículos e infraestruturas de novas tecnologias, resgate/salvamento com cordas, águas bravas, escoramentos e desobstrução e nadador-salvador. Ficam ainda qualificados para a condução de veículos prioritários com uma formação especializada em técnicas de condução em emergência.
São mais de 1.500 horas de formação que, fruto dos protocolos vigentes, são certificadas pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), pela Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e demais entidades formadoras de referência nacional e internacional na área da emergência e proteção civil.
Os candidatos que não fiquem aprovados no processo de seleção, e desde que concluam com aproveitamento os cursos de aferição de competências, designadamente: Curso de Suporte Básico de Vida / Operacional de DAE e a ação de formação de meios de primeira e segunda intervenção no âmbito da Segurança Contra Incêndios em Edifícios, obtém a certificação profissional inerente, gratuitamente.
Durante o período de estágio, em que o objetivo primordial é garantir a formação qualificante para a profissão de Bombeiro, os candidatos assinam um contrato de trabalho e auferem a remuneração mínima nacional, sendo reposicionados na categoria de Bombeiro de 3ª, após o términus do processo formativo, a que acrescem os subsídios de férias e Natal, o subsídio de alimentação e subsídio de turno, nos termos da lei.
Apesar de ser uma prática habitual no acesso à carreira de Bombeiro Sapador, nos Corpos de Bombeiros detidos pelas autarquias, existem poucas situações no país da aplicação desta metodologia em Associações Humanitárias de Bombeiros, todavia este programa diferencia-se pelo acesso a um pacote formativo especializado que ultrapassa as exigências legais para um Bombeiro profissional, conferindo o acesso direto ao Grupo de Salvamentos Especiais, unidade que congrega as valências diferenciadas para intervenções em situações de exceção, nomeadamente acidentes graves ou catástrofes.
A campanha conta com o apoio do Município de Portimão e vai decorrer ao longo das próximas semanas, através do calendário de atividades que comtempla sessões de esclarecimento, ações de informação pública, demonstrações práticas e dias de quartel aberto para potenciais interessados em desenvolver a profissão de Bombeiro.
Esta é uma oportunidade única de integrar um projeto pioneiro numa instituição quase centenária, considerada uma referência nacional e internacional no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro e cujo serviço público é materializado sob o lema “Fazer o Bem sem Olhar a Quem”.
As candidaturas podem ser realizadas online ou presencialmente, num dos nossos espaços de atendimento ao público.
A candidatura online está disponível em: www.ahbvp.pt