O Município de Portimão assinou, esta quinta-feira, dois protocolos com o CHUA – Centro Hospitalar Universitário do Algarve, relacionados com a entrega temporária de duas viaturas destinadas às equipas que se deslocam ao domicílio dos pacientes tratados pela unidade de Portimão, e com a cedência de um terreno para construção de uma creche na zona das Cardosas.
A autarquia explica em comunicado que “os dois veículos, cedidos temporariamente, servirão a unidade de hospitalização domiciliária de Portimão do CHUA, um serviço alternativo ao internamento convencional para doentes cuja assistência médica pode ser prestada em ambiente familiar”.
O projeto, iniciado em 2019 na unidade hospitalar de Faro, arrancou agora em Portimão, disponibilizando também aos utentes do barlavento um serviço de cuidados de saúde diferenciados e de proximidade, com assistência domiciliária a funcionar 24 horas por dia, apoio médico e de enfermagem em permanência, ou em prevenção, assegurado por uma equipa multidisciplinar.
Quanto ao protocolo relativo à cedência de um terreno com cerca de 5400m2, em regime de direito de superfície, a título gratuito e por um período renovável de 50 anos, destina-se à construção de nova creche na cidade de Portimão, no Alto da Boavista/Cardosas.
No passado dia 23 de janeiro o Município de Portimão estabeleceu um acordo de cooperação com o CHUA, referente à nova resposta da Equipa Comunitária de Saúde Mental de Portimão e Lagoa (ECSM) e da Unidade de Psicogerontologia do centro hospitalar algarvio, que está a funcionar em instalações do antigo Centro de Saúde de Portimão.
Enquanto a autarquia é responsável pela renda do imóvel e pelos equipamentos da estrutura, cabe ao CHUA assegurar os recursos humanos e os materiais necessários para atividades de reabilitação e procedimentos de enfermagem.
Entre outras valências, o novo espaço conta com um gabinete de enfermagem, três gabinetes para consultas e uma sala de atividades para grupos, funcionando durante os dias úteis, entre as 9:00 e as 18:00.