António Miguel Pina, presidente da Câmara de Olhão, espera que a construção do troço da variante da EN125 nesta cidade algarvia comece em 2024, depois de o Governo ter autorizado esta quinta-feira um acordo com a subconcessionária.
“É um dia feliz […], a nossa expectativa é que a obra comece no primeiro semestre de 2024 e termine antes do final do PRR [Plano de Recuperação e Resilência]”, disse à agência Lusa António Miguel Pina.
O Governo autorizou esta quinta-feira a Infraestruturas de Portugal (IP) a negociar com a subconcessionária para assumir a construção de um troço da variante de Olhão da Estrada Nacional 125 (EN125), terminando um “bloqueio jurídico”.
A variante, com quase seis quilómetros de extensão, está inserida numa subconcessão da responsabilidade da RAL — Rotas do Algarve que está há vários anos em litígio, o que impedia “o lançamento do concurso da obra”, segundo o executivo.
“Esta obra significa tirar dezenas de milhares de viaturas que atravessam diariamente Olhão, reduzindo a sua pegada carbónica”, disse António Miguel Pina, acrescentando que será um “conforto” tanto para os olhanenses como para aqueles que têm de atravessar a cidade algarvia.
O investimento estimado será de 15,6 milhões de euros, com financiamento através do PRR, estando prevista a conclusão da obra em dezembro de 2025.
No final da reunião do Conselho de Ministros (CM) realizada esta quinta-feira, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, anunciou que a IP foi autorizada a “procurar um acordo junto da subconcessionária” para modificar com urgência o contrato de concessão, com o objetivo de excluir o troço da variante de Olhão da EN125.
Segundo o ministro das Infraestruturas, o objetivo é que a IP possa, desta forma, “com normalidade assumir a responsabilidade por esse troço”, lançar um concurso e adjudicar a obra, “muito importante” para a mobilidade e também para a segurança rodoviária na zona.
“Não há lugar a comissão de negociação, isto vai ser executado imediatamente. Daí mandatarmos, com caráter de urgência, a modificação deste contrato”, afirmou João Galamba, destacando que têm sido mantidos contactos com a concessionária, que “mostrou disponibilidade para concretizar este acordo”.
O projeto desta obra está em fase final de avaliação ambiental, que decorre até ao fim de agosto, e a IP “conta lançar o projeto para execução da obra antes do final deste ano”, disse.
Com esta decisão, o ministro espera dar “mais um passo no sentido do levantamento de bloqueios e da aceleração da execução dos projetos do Plano de Recuperação e Resiliência”, mas também uma redução de encargos para o Estado, uma vez que “o subsconcessionário é pago pela realização de obras e pela manutenção”, que deixa de fazer, além de que se trata de um troço sem portagens.
A variante de Olhão é o “único projeto rodoviário do PRR na região do Algarve, da maior importância, reclamada há muito pela região, e que permite retirar os mais de 20 mil carros que passam diariamente na cidade de Olhão”, não porque precisem de ir à cidade, mas para circularem na EN 125.
Segundo o ministro, este troço é o único projeto rodoviário no âmbito do PRR que tinha “bloqueios”.
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