Os radares já não são uma novidade para os portugueses. No entanto, entraram, esta segunda-feira, em funcionamento nas estradas portuguesas, 37 novos radares, dos quais 12 com capacidade de leitura de velocidade média e instantânea.
A juntar-se a estes, um grupo de outros 25 equipamentos estará pronto para, em breve, também entrar em funcionamento.
Tal como avança a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), esta atividade resulta do lançamento da campanha “Os radares salvam vidas”. A organização anuncia, ainda, que com esta ação o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) “duplica a sua capacidade, de 61 para 123 Locais de Controlo de Velocidade (LCV)”.
Ainda segundo a ANSR a campanha “Os radares salvam vidas”, tem como objetivo “dar a conhecer os locais onde os novos radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) estão colocados, para que todos os que circulam nas estradas e nas ruas conheçam previamente estes locais e cumpram, em todas as situações, com os limites de velocidade, protegendo não só a sua vida, mas também a da sua família e a dos outros”.
A propósito da implementação dos novos radares, a ANSR apresenta na sua página na Internet a forma de os identificar – H43 – Velocidade instantânea e H42 – Velocidade média – para que na estrada os condutores tenham uma noção de que estão a aproximar-se de zonas vigiadas por radar.
No mesmo sítio pode, ainda, ter-se a noção do que são e como funcionam estes radares:
- Radar de Velocidade Instantânea – Equipamento que fiscaliza a velocidade praticada por cada condutor através da medida da velocidade instantânea do respetivo veículo, ou seja, a velocidade do veículo no instante em que passa no local de controlo de velocidade.
- Radar de Velocidade Média – Equipamento que fiscaliza a velocidade média praticada pelos condutores através da medição do tempo que o veículo demora a percorrer uma determinada distância.
Ainda no sítio referenciado, a ANSR explica o propósito do SINCRO, sistema implementado em 2016, a nível nacional, o porquê da seleção dos locais onde estão colocados os radares e um mapa de Portugal onde, através da escolha da estrada, concelho ou distrito o utilizador pode ficar a saber onde os equipamentos de controlo de velocidade estão colocados.
Onde pode encontrar estes novos radares
Os novos equipamentos estão instalados em quatro autoestradas, três estradas nacionais e em dois itinerários complementares:
- Autoestradas:
- A1 – Santarém (65,2 quilómetros) e Mealhada/Anadia (217,4 quilómetros);
- A25 – Águeda (42,5 quilómetros);
- A3 – Braga (38,1 quilómetros) e Trofa (16,9 quilómetros);
- A42 – Paços de Ferreira (9,1 quilómetros);
- Estradas Nacionais:
- EN10 – Montijo (75,7 quilómetros) e Vila Franca de Xira (110,7 quilómetros);
- EN109 – Figueira da Foz (100,7 quilómetros);
- EN211 – Marco de Canaveses (1,4 quilómetros);
- Itinerários complementares:
- IC19 – Sintra (8,2 quilómetros);
- IC2 – Loures (9,8 quilómetros).
Entretanto, fique a conhecer igualmente, os radares de velocidade instantânea instalados em autoestradas, estradas nacionais e itinerários complementares:
- Autoestradas:
- A1 – Vila Nova de Gaia (292,9 km) e Vila Nova de Gaia (292,4 km);
- A2 – Albufeira (233,1 km);
- A44 – Vila Nova de Gaia (4,5 km)
- A7 – Guimarães (33,3 km; 33,7 km).
- Estradas Nacionais:
- EN101 – Guimarães (110,7 km);
- EN103 – Barcelos (22,9 km);
- EN105 – Santo Tirso (20 km);
- EN109 – Figueira da Foz (110,4 km);
- EN119 – Benavente (28 km)
- EN125-10 – Faro (1,4 km),
- EN14 – Maia (6,1 km);
- EN18 – Belmonte (19,6 km);
- EN206 – Fafe (46 km);
- EN234 – Nelas (88,7 km);
- EN251 – Coruche (39,2 km);
- EN252 – Palmela (5,2 km; 9 km);
- EN260 – Beja (13,4 km);
- EN5 – Montijo (6 km).
- Itinerários complementares:
- IC17 – Loures (19,1 km);
- IC2 – Coimbra (183,3 km) e Águeda (239 km);
- IP7 – Lisboa (3,4 km).
Foram ainda divulgados os locais onde, em breve, irão ser implementados radares de velocidade instantânea e de velocidade média:
- Radares de velocidade instantânea:
- A20 – Porto (9,8 km);
- A29 – Vila Nova de Gaia (48,7 km; 48,8 km);
- A43 – Porto (1,7 km; 1,8 km);
- EN114 – Montemor-o-Novo (170 km);
- EN125 – Albufeira (74,6 km);
- EN6-7 – Cascais (2,7 km);
- IC1 – Alcácer do Sal (548,6 km);
- IC17 – Loures (14,2 km) e Odivelas (17,9 km);
- IC2 – Coimbra (190,8 km);
- IC8 – Sertã (115 km);
- IP3 – Coimbra (49,9 km).
- Radares de velocidade média:
- A29 – Vila Nova de Gaia (45,8 km; 47,3 km) e Santa Maria da Feira/Espinho (35 km);
- EN18 – Évora (276,1 km) e Beja (366 km)
- EN378 – Sesimbra (13,2 km);
- EN4 – Alcochete (24,8 km)
- IC1 – Palmela (539,2 km) e Ourique (680 km; 686,9 km);
- IC2 – Rio Maior (65,3 km).
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