Portugal tem intensificado os seus esforços em termos de segurança rodoviária, incluindo a recente instalação de radares de velocidade média. O objetivo é conter o excesso de velocidade nas estradas e reduzir as estatísticas de acidentes. Recentemente, foi aprovado um novo radar em forma de pistola com a capacidade de multar até trinta veículos em apenas um minuto.
O Radar de Velocidade Pistola apresenta lasers e sensores semelhantes aos utilizados pela NASA.
Segundo o Motor24, os radares de velocidade média introduzidos este ano em Portugal estão sendo gradualmente substituídos em outros países por radares de velocidade instantânea, devido aos custos elevados de manutenção e à eficácia limitada após mais de uma década de uso.
Espanha, o nosso país vizinho, já utiliza drones com capacidade para multar, helicópteros Pegasus e até motas camufladas para monitorizar o cumprimento das regras de trânsito.
O radar de velocidade TruCAM II supera o alcance dos helicópteros Pegasus, cujo alcance é de apenas 1 km, bem como dos radares Velolaser tradicionais, com um alcance de 50 metros, amplamente utilizados em Espanha e também em Portugal.
Apesar do seu alcance ideal de operação estar entre 15 a 150 metros, é capaz de capturar imagens em alta definição de veículos que viajam até 320 km/h, com uma margem de erro de 2 km/h.
As autoridades portuguesas ainda não dispõem da versão mais avançada desse radar produzido pela Lasertech. A nova versão do TruCAM vem equipada com mira a laser e sensores de movimento semelhantes aos utilizados pela NASA, permitindo identificar até três veículos por segundo a uma distância de até 650 metros, sendo que é capaz de multar até trinta veículos por minuto, capturando fotografias e vídeos dos veículos infratores.
Embora este tipo de radar ainda não esteja disponível em Portugal, a vizinha Espanha já adotou 10 unidades desse equipamento. Este radar é também capaz de distinguir entre veículos de grande e pequeno porte, o que representa um avanço significativo na aplicação das leis de trânsito e na promoção de estradas mais seguras.
Leia também: Multas de velocidade devido a falha técnica dos novos radares vão ser arquivadas