É difícil imaginar um carro subir uma rampa sozinho, mas há pelo menos uma estrada portuguesa em que tal fenómeno é possível. Se mesmo assim continuar com algumas dúvidas, pode sempre fazer o teste ou ver vídeos de condutores que o fizeram. Há muitas explicações para este fenómeno a circular nas redes sociais, mas só uma está certa. Trata-se de ilusão de ótica.
Na famosa ladeira do Bom Jesus, em Braga, ao colocar o seu veículo em ponto morto, este deveria descer. Contudo, verifica-se o movimento oposto, o que deixa muitos condutores surpreendidos. Se por um lado há quem diga que o carro sobe a rampa sozinho pelo facto de a estrada ter um forte campo magnético (provocado pela forte presença de minérios no local), por outro há quem defenda que a gravidade terrestre se encontra alterada naquela zona.
De acordo com o Sul Informação, a teoria do magnetismo não corresponde à realidade, uma vez que “também a água e bolas de borracha, que não deveriam ser afetadas por magnetismo, rolam «para cima» numa direção aparentemente contrária à da gravidade”. No que diz respeito à segunda teoria, a gravidade não é uniforme em toda a superfície terrestre, contudo, esta só varia até 0,7%, “suficientemente negligenciável para ser considerado um fator relevante”.
Assim sendo, a ilusão de ótica é a justificação para este fenómeno. O que se verifica na ladeira do Bom Jesus, em Braga, é que as duas estradas, nas imediações da sua interseção, são ambas descidas, embora uma tenha uma inclinação maior. Deste modo, como ambas as estradas estão em paralelo e a inclinação de uma é bem maior do que a da outra, ficamos com a sensação de que estamos a descer até ao cruzamento, quando na verdade estamos a subir na sua direção.
Leia também: Este doce é algarvio e nem todos o conhecem
Veja aqui o vídeo: