As imagens de uma luz invulgar foram publicadas na página do Facebook da Meteo Trás os Montes – Portugal e de muitos utilizadores provenientes de vários locais do nosso país. O fenómeno terá sido visto no final da tarde deste sábado em Beja, Castro Daire, Seia, São João da Pesqueira, Valpaços, Mirando do Douro e Azaruja.
A mesma página de Facebook publicou a seguinte mensagem, enviada por um seguidor, a respeito do invulgar acontecimento.
“Olá Meteo Trás os Montes! Há poucos minutos vi uma ‘estrela’, de cor laranja forte, a mover-se de oeste para este. Eu estava a olhar para norte. Acompanhei a ‘estrela’ durante alguns segundos, até que de repente desapareceu! Logo de seguida, uma ‘poeira’ branca começou a surgir nos céus. Sabem o que poderá ter sido? Partilho fotografias do momento”.
Horas mais tarde, a Meteo Trás os Montes – Portugal, revelou que o acontecimento tinha sido igualmente observado em Itália.
“Ainda sem explicações oficiais, há várias teorias para explicar o sucedido hoje [sábado] nos céus portugueses, poderá tratar-se de uma explosão de componentes do foguetão Starship da SpaceX, no entanto surge também a hipótese de se tratar de um bólide que poderia ter origem cometa 2P/Encke”, referia a página algum tempo depois.
Por fim, surgiu a explicação do mistério. A Meteo Trás-os-Montes afirmou que “tratou-se da explosão de um míssil balístico, teste do exército francês”.
Leia também: Saiba quanto pode receber pelo abate de um carro anterior a 2007 e como proceder ao abate