Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Desporto

Liderança do “tavirense” Alejandro Marque prestes a ser testada na Guarda

O ciclista do Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel vai ter este domingo o primeiro desafio à liderança da 82.ª Volta a Portugal, que conquistou na Torre, na acidentada quarta etapa que termina na Guarda

13:14 8 Agosto, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Alejandro Marque venceu na Torre e é o camisola amarela da Volta a Portugal

O galego, de 39 anos, parte para os 181,6 quilómetros entre Belmonte e a Guarda com 1.09 minutos de vantagem sobre o seu colega Gustavo Veloso e 1.26 sobre os portistas Joni Brandão e Amaro Antunes, respetivamente terceiro e quarto da geral.

A acidentada quarta tirada vai para a estrada às 12:05, com os 115 corredores em prova a encontrarem logo uma contagem de quarta categoria, na Sortelha, ao quilómetro 19,3, antes de passarem três metas volantes: no Sabugal (31,8), em Pinhel (92,9) e em Celorico na Beira (132,5).

Antes da sempre difícil chegada à Guarda, prevista para as 17:14, o pelotão tem ainda de subir a Videmonte, uma segunda categoria localizada aos 152 quilómetros.

O vencedor da quarta etapa terá de sobreviver à terceira categoria coincidente com a meta, instalada no Largo General Humberto Delgado.

A “alegria imensa” de Marque mesmo com um festejo “descafeinado”


O dia de Alejandro Marque começou com intranquilidade e terminou com uma “alegria imensa”, depois de o ciclista espanhol ter vencido na Torre e vestido a amarela, um duplo triunfo que dedicou à mãe e à avó.

“Hoje [sábado], quando levantei os braços, passaram-me muitas coisas pela cabeça, fiquei muito contente. Ainda não tive tempo de acreditar nesta vitória. Suponho que agora, quando chegar ao hotel, pensarei no que fiz e no que alcancei, e saborearei mais esta vitória”, contou aos jornalistas, depois de subir ao pódio no final da terceira etapa da 82.ª Volta a Portugal.

A viver um dos seus sonhos, o de vencer no Alto da Torre, ‘Alex’, de 39 anos, salientou que “as vitórias são muito difíceis”.

“E a minha última vitória tinha sido em 2018, na Volta à China, e desde aí não voltei a vencer. Às vezes, sabes o trabalho que há por trás durante todo este tempo, por isso voltar a sentir essa adrenalina que te dá uma vitória e toda a recompensa do esforço do dia a dia, é uma alegria imensa”, descreveu o corredor do Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel.

Dono do sorriso mais conhecido e expressivo do pelotão, o galego, que cumpriu os 170,3 quilómetros entre a Sertã e a Torre em 04:59.10 horas, reconheceu que “é um bocado descafeinado” festejar de máscara.

“Mas se olharmos para trás, para o ano passado, em que estávamos aqui sem público, ver milhares de pessoas na estrada já é uma vitória. Nós também nos sentimos muito mais apoiados e mais recompensados”, contrapôs.

Enquanto se aproximava da meta, Marque tocou o capacete, como que incrédulo, antes de celebrar, de dedos apontados para o céu, o triunfo na etapa e o reencontro com a camisola amarela, que vestiu no pódio final da edição de 2013 da Volta a Portugal.

“Pensei na minha mãe, que morreu depois de eu ganhar a Volta a Portugal. Foi um ano muito duro. Anos depois, faleceu a minha avó, que era como uma mãe para mim. Foram os dois golpes mais duros que tive no âmbito familiar e nos últimos dois quilómetros fui-me lembrando sempre delas. E da minha mulher, que está sempre a apoiar-me”, contou.

‘Alex’ não quer pensar numa eventual reedição de 2013, preferindo ir “dia a dia”, porque “a Volta é muito comprida, os rivais também estão muito fortes, e nenhum ciclista, nenhuma equipa” vão facilitar a vida ao Tavira.

“Por agora, tenho a amarela, vou desfrutar amanhã [domingo] dela”, completou.

E o dia até nem tinha começado bem para Marque, que, tal como todos os elementos da sua equipa, assim como da W52-FC Porto e da Movistar, foi submetido a um teste rápido de deteção do novo coronavírus, depois de a Caja Rural, com quem as três formações partilharam unidade hoteleira, ter desistido da prova devido a dois casos de covid-19.

“O problema está aí, temos de viver com ele. É claro que até termos todos os resultados, sentimo-nos intranquilos, porque todo o nosso esforço pode ir água abaixo. Tivemos a sorte de nenhum de nós ter estado em contacto com essas pessoas [positivos da Caja Rural]. Foi um alívio sabermos que estávamos todos bem”, assumiu.

O novo camisola amarela confessou ainda que “foram uns 15 minutos longos” enquanto esperava pelo resultado.

“Estava a ficar impaciente, dizia ao Vidal [Fitas, diretor desportivo] para ir confirmar se os resultados já estavam”, admitiu.

Diretor da Efapel responsabiliza Mauricio Moreira por “ato irrefletido”


O diretor desportivo da Efapel responsabilizou hoje Mauricio Moreira pela penalização de 40 segundos por abastecimento irregular na terceira etapa da Volta a Portugal, defendendo que a equipa “jamais” pode ser penalizada “por um ato irrefletido” do ciclista.

“O Mauricio apanha duas vezes água do público dentro dos últimos 10 quilómetros. Não tem a ver com nenhum elemento ou ‘staff’ da equipa”, disse à agência Lusa Ruben Pereira.

O ciclista uruguaio foi penalizado no sábado em 40 segundos pelo colégio de comissários da 82.ª Volta a Portugal, por ter cometido duas infrações referentes a abastecimento irregular na terceira etapa.

Moreira, que foi segundo na etapa a 01.03 minutos do vencedor no alto da Torre, o espanhol Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), era segundo na geral a 51 segundos do galego, mas caiu para sétimo depois de o colégio de comissários o penalizar em 20 segundos por cada uma das infrações que cometeu.

Considerando que “a penalização foi muito pesada”, Ruben Pereira defendeu que o erro do uruguaio não resulta de uma falta de comunicação dentro da equipa, “porque os atletas estão mais do que avisados”.

“Aqui trata-se de uma questão em que o atleta queria água, e recorreu ao público, inconscientemente, sem ter a noção disso. Mas jamais podemos penalizar a equipa por uma coisa de que não tem culpa. Foi um ato irrefletido individual do atleta. Nós somos uma equipa, como é óbvio não vou crucificar o Mauricio pela penalização, porque o rapaz fez aquilo inconscientemente”, afirmou.

O diretor desportivo da Efapel não vê a descida de Moreira na classificação geral como “um duro revés”, porque o corredor “não está aqui para discutir a Volta a Portugal”.

“Não é o nosso líder, não é a nossa aposta. Por isso, não é o facto de o Mauricio apanhar 40 segundos que vai interferir na tática da Efapel”, garantiu.

Ainda assim, o ciclista de 26 anos é o mais bem classificado da formação ‘amarela’ na 82.ª Volta a Portugal, uma vez que os seus companheiros António Carvalho e Frederico Figueiredo são, respetivamente, nono e 10.º na geral.

Já no ano passado, Carvalho e Joni Brandão, agora ciclista da W52-FC Porto, tinham sido penalizados em 20 segundos por abastecimento irregular na etapa da Torre.

O pelotão cumpre hoje a quarta etapa da prova rainha do calendário nacional, uma ligação de 181,6 quilómetros entre Belmonte e a Guarda.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Imagem compara pensão baixa de português com subsídio alto de imigrante. Mas será mesmo assim?

08:45 27 Junho, 2026 08:45 27 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Circula nas redes sociais uma imagem que compara dois vales de correio alegadamente emitidos pela Segurança Social. A publicação sugere que um cidadão português recebeu uma pensão baixa, enquanto uma pessoa apresentada como imigrante terá recebido um apoio social muito mais elevado. A conclusão,...

Algarve Desporto

Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas

08:00 27 Junho, 2026 20:00 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas decorrem até 17 de julho e destinam-se a profissionais de exercício físico, natação, pilates e psicomotricidade

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Ciência Opinião Saúde

Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal

07:30 27 Junho, 2026 19:30 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A discriminação baseada em sequelas de doenças é uma realidade documentada e subnotificada em Portugal. Se já viveu ou testemunhou uma situação semelhante, partilhe. A visibilidade é o primeiro passo para a mudança"

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”

14:36 26 Junho, 2026 14:36 26 Junho, 2026 | João Luís

O homem de 31 anos morreu atropelado na A1, na Mealhada, por uma ambulância mobilizada para o socorrer após um despiste

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Algarve Cultura

Visita guiada percorre a evolução urbana e arquitetónica de Cabanas de Tavira

14:31 26 Junho, 2026 14:34 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Percurso orientado por Patrícia Gonçalves explora a relação entre território, arquitetura e memória coletiva

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Cultura Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Nacional

4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve

22:20 26 Junho, 2026 21:21 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

É a quarta embarcação suspeita de ligação ao narcotráfico detetada ou apreendida pela GNR no Algarve em apenas nove dias

Boletins do Euromilhões. Crédito: Lusa
Nacional

Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira

21:15 26 Junho, 2026 21:09 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Verifique os números da chave vencedora do Euromilhões desta sexta-feira, 26 de junho. Em jogo está um jackpot de 60 milhões de euros

Economia Europe Direct Algarve

Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais

17:20 26 Junho, 2026 17:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao novo aviso do Algarve 2030 podem ser submetidas no Balcão dos Fundos até 15 de janeiro de 2027

Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Imagem compara pensão baixa de português com subsídio alto de imigrante. Mas será mesmo assim?

08:45 27 Junho, 2026 08:45 27 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Circula nas redes sociais uma imagem que compara dois vales de correio alegadamente emitidos pela Segurança Social. A publicação sugere que um cidadão português recebeu uma pensão baixa, enquanto uma pessoa apresentada como imigrante terá recebido um apoio social muito mais elevado. A conclusão,...

Algarve, Desporto

Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas

08:00 27 Junho, 2026 20:00 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas decorrem até 17 de julho e destinam-se a profissionais de exercício físico, natação, pilates e psicomotricidade

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Ciência, Opinião, Saúde

Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal

07:30 27 Junho, 2026 19:30 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A discriminação baseada em sequelas de doenças é uma realidade documentada e subnotificada em Portugal. Se já viveu ou testemunhou uma situação semelhante, partilhe. A visibilidade é o primeiro passo para a mudança"

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”

14:36 26 Junho, 2026 14:36 26 Junho, 2026 | João Luís

O homem de 31 anos morreu atropelado na A1, na Mealhada, por uma ambulância mobilizada para o socorrer após um despiste

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Algarve, Cultura

Visita guiada percorre a evolução urbana e arquitetónica de Cabanas de Tavira

14:31 26 Junho, 2026 14:34 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Percurso orientado por Patrícia Gonçalves explora a relação entre território, arquitetura e memória coletiva

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Cultura, Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Nacional

4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve

22:20 26 Junho, 2026 21:21 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

É a quarta embarcação suspeita de ligação ao narcotráfico detetada ou apreendida pela GNR no Algarve em apenas nove dias

Boletins do Euromilhões. Crédito: Lusa
Nacional

Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira

21:15 26 Junho, 2026 21:09 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Verifique os números da chave vencedora do Euromilhões desta sexta-feira, 26 de junho. Em jogo está um jackpot de 60 milhões de euros

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais

17:20 26 Junho, 2026 17:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao novo aviso do Algarve 2030 podem ser submetidas no Balcão dos Fundos até 15 de janeiro de 2027

Últimas Notícias

  • Imagem compara pensão baixa de português com subsídio alto de imigrante. Mas será mesmo assim?
    Imagem compara pensão baixa de português com subsídio alto de imigrante. Mas será mesmo assim?
  • Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas
    Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas
  • Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’
    Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’
  • 4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve
    4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve
  • Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende
    Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

Opinião

  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
  • Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
    Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal