Na segunda-feira, ao final do dia, chegou mais um grupo de jovens estrangeiros ao Algarve que irão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa e escolheram a região para passar esta semana que a antecede, designada “Dias na Diocese”, avança o jornal Folha de Domingo.
Sessenta e cinco peregrinos, oriundos de Madagáscar, aterraram no aeroporto de Lisboa e rumaram a Tavira de autocarro. O grupo veio acompanhado por dois bispos, um português, D. José Alfredo Caires, bispo da Diocese de Mananjary, e D. Fidelis Rakotonarivo, bispo da Diocese de Ambositra. A comitiva incluiu ainda 12 padres e alguns consagrados.
A maior parte está alojada no Pavilhão Eduardo Mansinho e alguns foram acolhidos por famílias. Os bispos ficaram alojados gratuitamente no Hotel Vila Galé Tavira por cortesia daquela unidade hoteleira.
Jovens vivem Dias na Diocese do Algarve com muitas iniciativas
Os Dias nas Dioceses na Diocese do Algarve vão ser vividos com muitas iniciativas, revela o site das Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023.
O objetivo é integrar os jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias Dioceses do País e preparar os peregrinos e a comunidade anfitriã para a experiência da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
Entre os dias 26 e 31 de julho são esperados cerca de 7000 jovens na Diocese do Algarve, revelou o jornal Folha de Domingo.
Faro, Loulé e Tavira vão acolher as várias iniciativas ao longo da semana em momentos de oração, partilha, cultura e lazer.
Ao todo, estes três locais vão contar com 2733 peregrinos, de 41 grupos, oriundos de 19 países: Argentina, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Ilhas Mariana do Norte, Itália, Kuwait, Madagáscar, Moçambique, México, Polónia, Uruguai, Zimbabué, Filipinas e Taiwan, adiantou o “Folha de Domingo”.
Para as três cidades está prevista uma programação comum. O primeiro dia vai ser ocupado pela receção e o acompanhamento dos jovens a cada local de acolhimento. O dia seguinte, 27 de julho, vai ser o dia da “Descoberta”: a manhã vai ser dedicada às Boas-vindas aos jovens; a tarde vai ser celebrada a Eucaristia e a noite vai ser de partilha de cultura, em que cada jovem vai apresentar algo típico do seu país.
“Missão” é o mote para o dia 28 de julho. A manhã começa com uma oração, seguida de uma atividade de missão e voluntariado. A programação da tarde repete o dia anterior, no entanto à noite, os jovens terão um momento de oração de Taizé, sendo este instante vivido em Faro com o Prior de Taizé Irmão Alois.
“Cultura e Desporto” vão dominar o dia 29 de julho. Como nos dias precedentes, a manhã inicia-se com um momento de oração e na sequência têm lugar as atividades de cultura e desporto. Depois de celebrar a Eucaristia, os peregrinos vão poder conhecer como é um “baile de verão” em Portugal.
No último dia antes da partida dos jovens para Lisboa, os peregrinos vão assistir a um concerto no Estádio do Algarve com Gen Verde.
À semelhança de Faro, Loulé e Tavira, também Portimão vai ser um local de acolhimento, neste caso à responsabilidade da Comunidade “Chemin Neuf”; a cidade vai presenciar o festival anual da juventude denominado “Welcome to Paradise” (Bem-vindo ao Paraíso). O evento vai ter lugar na arena de Portimão, entre os dias 26 e 31 de julho. Durante cinco dias, os participantes vão poder usufruir de Workshops, tempos de oração, experiências desportivas e noites de dança. A experiência “Welcome to Paradise” vai contar com 4500 jovens, de 40 países e 20 igrejas cristãs.
O tema do “Welcome Paradise” deste ano está relacionado com “o querigma, o anúncio do amor, da misericórdia e da salvação em Jesus Cristo”, disse o Pe. Luciano Couto. “Mas – e para utilizar uma expressão do Papa Francisco – a imagem mais pertinente sobre o festival, que tem também um forte cariz ecuménico, é a da Igreja de portas abertas”, explicou ainda.