Há muitas semanas que em vários territórios da Península Ibérica que não ‘caía chuva’, no entanto, um jovem meteorologista espanhol de 16 anos, garantiu que o mês de maio prometia mudanças, e assim aconteceu, graças à observação de formigas. O já famoso Jorge Rey publicou no seu canal de Youtube a sua previsão para o verão.
Os animais são sensíveis às alterações do clima, especialmente as formigas, que podem detetar alterações atmosféricas subtis com as suas antenas. A previsão das formigas é um método tradicional, não científico, baseado na observação.
As formigas mudam os seus ninhos para uma altitude mais elevada ou com materiais diferentes quando vai chover.
É com base neste conhecimento que Jorge previu que viriam “tempestades atlânticas para a Península Ibérica” e que a chuva iria “acabar com a seca”.
Jorge acredita analisando os métodos tradicionais que “também no mês de junho irá continuar a ‘chegar’ chuva à Península Ibérica, se bem que pouco a pouco irá ser cada vez menos”, aludindo que julho terá menos chuva que junho.
Já para o verão, que começa no dia 21 de junho no hemisfério norte, Jorge acredita observando as formigas que “esses insetos já apresentavam comportamentos anómalos o ano passado. Curiosamente, quando eles se comportam assim significa que teremos um verão mais húmido.”
Mais especificamente, também adianta o que vai acontecer em termos de temperaturas. Muitas pessoas aguardam as previsões para marcar as suas férias. Para o jovem ” há mais chances de que na segunda quinzena dos meses de julho e agosto haja mais calor do que na primeira”.
Em todo o caso, alerta que vamos enfrentar um verão mais húmido, “o que implicará mais chuva”.