Ao lado do autarca louletano, Vítor Aleixo, bem como de representantes das forças de segurança e de elementos da Proteção Civil Municipal, este responsável governamental realizou uma visita ao Posto de Comando Municipal de Loulé, localizado nos Paços do Concelho, seguindo-se uma passagem pela Zona de Apoio à População de Boliqueime, instalada no Pavilhão desportivo da Escola básica integrada Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, desta freguesia.
José Apolinário acompanhou ainda a chegada da Brigada de Intervenção e Proteção a Emergências, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, da Guarda Nacional Republicana, que procedeu a uma operação de desinfeção, no piso 2 do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime. Recorde-se que, na passada semana, mais de duas dezenas de idosos deste lar testaram positivo para a Covid-19, juntando-se assim à lista de casos na região algarvia.
Nesta ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loulé informa que no âmbito do “rastreio à Covid-19 em lares do Algarve, foram detetados, no passado dia 3 de abril, casos positivos no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime. Os utentes negativos foram, no mesmo dia, transportados em segurança para um hotel da Região, onde continuam em isolamento, acompanhados por uma equipa de funcionários do lar. Encontram-se todos bem de saúde. Os utentes positivos e os inconclusivos mantiveram-se no lar, em zonas separadas. À exceção de um utente que se encontra hospitalizado, os restantes não necessitaram, até ao momento, de cuidados hospitalares”.
Assim, em reunião com as diversas entidades responsáveis a nível local e regional (Autoridade local de saúde, ABC – Biomedical Center, Comissão Municipal de Proteção Civil, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Segurança Social e Cruz Vermelha Portuguesa), foi decidido proceder-se à descontaminação do piso 2 do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, de forma a criar uma zona pronta para receber utentes, no futuro, e quando as autoridades competentes assim o entenderem.
Seguindo todos os procedimentos de segurança, ontem, dia 8 de abril, foi efetuada a mudança de todos os utentes do Lar para o piso 1, com a preciosa e imprescindível colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa.
Hoje, dia 9 de abril, uma brigada de Intervenção e Proteção de Emergências da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro da GNR, especializada em matérias perigosas, vai realizar a operação de descontaminação do piso 2 deste Lar.
Vitor Aleixo deixa a todas as “entidades envolvidas nesta operação, o meu agradecimento. Deixo também uma palavra de incentivo aos funcionários desta instituição, que continuam a apoiar estes idosos, seja no Hotel onde estão alojados os utentes negativos, seja no Lar”.
A Câmara Municipal de Loulé continuará a “acompanhar diariamente esta situação, em estreita articulação com as autoridades de saúde, dando todo o apoio e colaboração necessários. Tudo faremos pela salvaguarda da saúde e segurança dos nossos munícipes”.
À população, fica, mais uma vez, o apelo do autarca para “se protegerem. Ficar em casa é a única forma de travarmos a pandemia. Juntos, ultrapassaremos este momento tão difícil para todos”.
RELACIONDO:
Coronavírus faz mais uma vítima no lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime
8 dos utentes infetados em lar de Boliqueime já recuperaram
Lar da Misericórdia de Boliqueime tem 37 infetados por Covid-19