Investigadores da Universidade do Algarve e do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) estão a desenvolver um estudo inovador na Europa com a utilização de pequenos transmissores para estudar o caranguejo azul, uma espécie invasora, proveniente das costas do Atlântico Oeste, que surgiu pela primeira vez no Algarve, em 2016.
A equipa já desenvolveu vários trabalhos sobre o caranguejo azul e está agora a proceder a uma campanha de marcação no estuário do Guadiana para estudar as suas migrações sazonais.
Este estudo, que tem o apoio financeiro do projeto transfronteiriço ATLAZUL (www.atlazul.eu), pretende utilizar a telemetria acústica para estabelecer medidas de gestão desta espécie invasora.
“Os trabalhos iniciaram-se com a instalação de dois recetores acústicos na zona do médio estuário do Guadiana, no início de maio, seguindo-se agora a campanha de marcação”, explica UAlg em comunicado, acrescentando que “cada caranguejo é equipado com um pequeno transmissor que será detetado pelos vários recetores instalados ao longo do estuário do Guadiana e da costa algarvia”.
O caranguejo azul, tal como qualquer outro caranguejo, muda periodicamente de carapaça para permitir o seu crescimento, pelo que a fixação destes equipamentos de pequena dimensão não afeta o bem-estar de cada indivíduo.
A informação recolhida permitirá saber onde vivem estes caranguejos e durante quanto tempo vivem em cada habitat para, assim, se proporem medidas de gestão mais eficazes para o controlo desta espécie invasora.
Embora a recaptura destes caranguejos por pescadores amadores ou profissionais seja pouco provável, a UAlg solicita que “a equipa deste projeto seja contactada pelo número de telefone inscrito na etiqueta acoplada ao caranguejo, ou pelos meios de contacto da campanha de ciência cidadã NEMAlgarve (www.nemalgarve.com)”.
Se existir a captura de algum dos caranguejos azuis marcados, os investigadores pedem que “seja devolvido excecionalmente à água, no exato local de captura, pois a informação fornecida por cada transmissor é inestimável”.
A captura de caranguejos azuis deve ser reportada para a campanha NEMAlgarve para que os investigadores possam continuar a monitorizar a distribuição e abundância da espécie em Portugal.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.