Chama-se João Amorim, tem 31 anos, é natural de São João da Madeira e tem uma página de Instagram, intitulada “followthesuntravel”, onde partilha as viagens que vai fazendo. Há pouco mais de um ano, enquanto fazia o famoso Caminho de Santiago de Compostela, deparou-se com a abandonada aldeia de Varziela, em pleno Parque Natural da Peneda-Gerês. Investiu cerca de 100.000 euros e comprou metade da aldeia.
Fez “seis escrituras, mas no final são muito mais casas”, avança João Amorim no vídeo que publicou no Youtube para explicar este seu novo projeto. O plano passa por construir um hostel e casas para receber um total de 80 hóspedes. Para já, o influencer tem o projeto 3D da aldeia da Varziela, mas encontra-se à procura de empresas de construção.
Em entrevista ao Público, o jovem de São João da Madeira diz ter comprado, para além das casas, uma eira e um forno comunitário, referindo que este é um projeto de paixão pelo local e pelas pessoas de lá. Para as obras está a prever gastar cerca de 1,5 milhões de euros. Neste momento os “os arquitetos estão a terminar os projetos e vamos conseguir ter orçamentos detalhados”, pelo que o passo seguinte é avançar com uma candidatura de financiamento do Turismo de Portugal.
Enquanto aguarda novidades acerca das obras, João Amorim tem aproveitado para partilhar nas redes sociais algumas imagens de como estão e de como vão ser as casas que comprou. No mais recente vídeo que publicou no Youtube, o jovem mostrou alguns objetos que encontrou perdidos, nomeadamente carros de bois, louça, camas, cadeiras e penicos.
Leia também: Como legalizar um carro importado em 8 passos