O Instituto de Emprego e Formação Profissional vai inaugurar o Centro Protocolar do IEFP de Competências do Envelhecimento Ativo (CCEA), na próxima quinta-feira, no Palácio Gama Lobo, em Loulé, a partir das 15:00.
O centro tem como objetivos promover a formação em prestação de cuidados aos idosos, valorizar os recursos humanos envolvidos na prestação de cuidados aos idosos, no sentido de qualificar e requalificar os trabalhadores, e investir na formação e capacitação para a prestação diferenciada de cuidados com respostas formativas inovadoras dotando os ativos de competências para respostas mais eficazes face às necessidades do envelhecimento ativo na da sociedade portuguesa.
“As ações promovidas pelo CCEA são dirigidas aos candidatos a emprego em áreas profissionais que se enquadrem no âmbito de atribuições do centro, incluindo os que se encontrem em situação de desemprego, através da frequência de formação profissional que potencie o (re)ingresso rápido e de qualidade no mercado de trabalho”, refere o IEFP em comunicado, acrescentando que “destinam-se também aos trabalhadores das entidades envolvidas na prestação de cuidados a idosos, aos cuidadores informais de idosos e às entidades que promovam a criação e/ou desenvolvimento de projetos neste âmbito”.
O centro protocolar de Competências do Envelhecimento Ativo é inaugurado na sequência do protocolo assinado entre o Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I. P. e as instituições académicas dos Centros de Referência de Envelhecimento Ativo com reconhecimento europeu que integram a Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo (RePEnSA), nomeadamente: a Universidade da Beira Interior (UBI), a Associação de Desenvolvimento do Centro de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (AD-ABC) e o Instituto da Segurança Social, I. P.
Este centro, tem contado com o estreito apoio da Câmara Municipal de Loulé desde a sua fase de projeto, tendo esta inclusive cedido um terreno para a construção do futuro edifício do Centro de Competências do Envelhecimento Ativo.
A cerimónia de inauguração conta com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, do presidente da Camara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo e do secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.
Programa
15:00 – Welcome dos convidados
15:30 – Sessão de Boas-vindas – Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Domingos Lopes,
15:45 – Apresentação Centro de Competências de Envelhecimento Ativo pelo Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes
16:00 – Mesa Redonda “Capacitar para cuidar mais e melhor”* com a presença do professor Elísio Costa, presidente da Rede Portuguesa do Envelhecimento Saudável e Ativo – RePEnSA , dra. Júlia Tomaz, vice-presidente do IEFP e com o pelouro da formação, dr. Manuel Caldas de Almeida, União das Misericórdias , dra. Sandra Pais, docente da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da UAlg e coordenadora do Algarve Active Ageing – Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável / EIP – AHA e pela dra. Maria do Rosário Gama, presidente da Associação Aposentados, Pensionistas e Reformados*. Sessão moderada pelo jornalista André Rito do Expresso.
17:15 – Assinatura do Protocolo entre a CM de Loulé e o IEFP para cedência de Terreno e do Protocolo de Criação do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo
17:20 – Intervenção do Presidente da CM de Loulé, Vítor Aleixo, Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Domingos Lopes
17:30 -Sessão de encerramento – Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho
17:45 – Visita das Instalações do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo