A Marinha Portuguesa resgatou, este sábado à tarde, um homem idoso de nacionalidade italiana, ao largo do Cabo de São Vicente, em Sagres, com sintomas de enfarte a bordo do navio de passageiros “Costa Firenze”.
Em comunicado, a Marinha referiu que que o resgate foi levado a cabo pelo pelo Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), após um alerta proveniente de uma chamada telefónica a partir do MRCC em Roma, em Itália.
O alerta foi dado às 14:15, “relatando que o navio de bandeira italiana possuía um passageiro de 78 anos, de nacionalidade italiana, com um enfarte do miocárdio”.
O “Costa Firenze” encontrava-se a navegar a cerca de 307 quilómetros a sudoeste do Cabo de São Vicente, situado no extremo sudoeste do país, em Sagres.
“De imediato, foi informado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODUMAR) que efetuou a avaliação do estado da vítima, considerando a situação como uma evacuação médica urgente”, explicou a Marinha.
Uma aeronave da Força Aérea Portuguesa foi empenhada pelas autoridades militares com o propósito de resgatar o idoso em dificuldades e transportá-lo até ao Aeroporto de Faro. Chegado ao aeroporto, o indivíduo foi transportado de ambulância até uma unidade hospitalar.
Leia também: Carro embate por trás e provoca a morte de uma mulher de 27 anos na EN125 em Olhão