O defesa Henrique Jocú (ex-Benfica) foi esta terça-feira apresentado como reforço do Portimonense, tendo assinado um contrato por três épocas com o clube algarvio da I Liga portuguesa de futebol.
Natural da Guiné-Bissau, Jocú, de 19 anos, é oriundo da formação dos ‘encarnados’, que cederam 50% do passe aos algarvios por três épocas e mais uma de opção, indicou o presidente da SAD do Portimonense.
Na apresentação do jogador, Rodiney Sampaio avançou que a contratação do médio defensivo “foi uma indicação do treinador Paulo Sérgio para reforçar o plantel” para a época 2021/22.
Henrique Jocú estreou-se na época passada pela equipa B do Benfica na II Liga, tendo realizado 22 jogos ao serviço dos sub-23, e soma 48 internacionalizações pelas seleções jovens de Portugal.
Jocú disse aos jornalistas que o seu ingresso no Portimonense deveu-se “ao projeto dos algarvios e à oportunidade de poder jogar na I Liga”.
“Foi uma oportunidade que surgiu e que aproveitei pelas condições proporcionadas, sendo mais um para ajudar a equipa a atingir os objetivos neste desafio na I Liga”, apontou.
De acordo com o jogador, a escolha pelo Portimonense teve também por base o conhecimento que tinha da equipa “que pratica um bom futebol e de algumas referências” transmitidas por jogadores dos algarvios.
Questionado sobre a sua saída do Benfica, Jocú referiu apenas que sempre aceitou “as decisões do clube ‘encarnado’” e que a proposta do Portimonense “foi uma oportunidade para evoluir bastante”.
O defesa junta-se ao guarda-redes iraniano Payam Niazmand, de 26 anos, ao médio defensivo Giannelli Imbula, de 28 anos, e ao médio brasileiro Carlinhos, de 27 anos, na lista de reforços para a próxima temporada.
Segundo o presidente da SAD do Portimonense, o clube está no mercado a procurar jogadores para a defesa, um extremo e um avançado, podendo a lista ser mais extensiva “caso existam saídas até ao fecho do mercado”.
“Existem clubes da Alemanha, Inglaterra, Itália e de França interessados na contratação do avançado Beto, dos médios Lucas Fernandes e Dener, dos defesas Lucas Possignolo e Moufi e também do guarda-redes Samuel Portugal”, especificou.
De acordo com Rodiney Sampaio “foi manifestado o interesse, mas ainda não chegou ao clube, até ao momento, nenhuma proposta concreta para a saída dos jogadores”.
“Outras eventuais contratações estão também dependentes da permanência ou não de vários jogadores”, concluiu.