À medida que o verão se aproxima do fim, as praias do Algarve passam a receber cada vez menos banhistas e começa a ser mais difícil aceder à praia da região que está entre as melhores da Europa, já que há uma condição para lá entrar. Ao contrário de muitas praias, onde basta apenas descer uma escadaria ou uma rampa para pisar o areal, nesta em particular é necessário apanhar um barco, que apenas se encontra disponível até ao fim de outubro.
O parque de estacionamento onde quem vai para a Praia da Fábrica (perto de Cacela Velha) costuma deixar o seu carro é gratuito e a entrada na nova estação é sinónimo de mais lugares disponíveis para estacionar a sua viatura. Em setembro e outubro irá encontrar menos banhistas no areal, mas a partir de novembro poucos serão os que vão continuar a estender a toalha na Praia da Fábrica e há uma outra razão para além do possível mau tempo que caracteriza o outono e inverno.
É que é necessário apanhar um barco para chegar ao areal da Praia da Fábrica, uma das melhores praias da Europa, segundo o jornal britânico The Guardian. Costumam estar vários barcos disponíveis para assegurar a travessia da Ria Formosa, no entanto, estes terminam as suas funções no fim do mês de outubro.
Se nos meses de verão, os barcos encontram-se em funcionamento entre as 9h e as 20h, em setembro, o último barco sai da Praia da Fábrica às 19h e em outubro às 18h. Nos quatro meses seguintes não é possível aceder ao areal, visto que os barcos apenas retomam a sua atividade em março.
Note que apesar de ser possível atravessar a Ria Formosa a pé até à praia durante a maré vazia, devido ao assoreamento, tal não acontece durante a preia-mar. Assim sendo, recomenda-se que nos meses de outono e inverno aproveite para explorar outras praias nas imediações, nomeadamente a Praia da Lota ou a Praia de Altura.
Leia também: Conheça a praia portuguesa onde a água é tão quente que chega aos 40ºC