Os CTT – Correios de Portugal lançam esta segunda-feira dois selos dedicados à Feira da Dieta Mediterrânica de Tavira, um evento que vai já a caminho da nona edição e que celebra um dos pontos altos que encerra a temporada de verão.
“O evento tem o apoio institucional da UNESCO e faz parte da estratégia de salvaguarda dos princípios da Dieta Mediterrânica“, explicam os CTT.
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Em dezembro de 2023 irão celebrar-se 10 anos desde que o Comité das Nações Unidas incluiu a zona de Tavira, em Portugal, juntamente com outras localidades de países como Chipre, Croácia, Espanha, Grécia, Itália e Marrocos, como uma das regiões emblemáticas da Dieta Mediterrânica, segundo a UNESCO.
Territórios onde a alimentação, a vivência diária, a relação com a natureza e o sentido de partilha são simbólicos de um estilo de vida mediterrânico, e por isso um «Património Cultural Imaterial da Humanidade» a preservar.
A emissão filatélica é composta por dois selos – que ilustram o arjamolho e a tarte algarvia -, com valores faciais de 0,80€ e 1,15€, com uma tiragem de 75-000 exemplares cada.
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As obliterações de primeiro dia poderão ser feitas nas Lojas CTT dos Restauradores, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal, Antero de Quental, em Ponta Delgada, e na Loja de Tavira.
Os CTT empregam 11 788 pessoas em Portugal. Em 2022, obtiveram rendimentos operacionais de 906,6 milhões de euros, um EBIT recorrente de 65,4 milhões de euros e um resultado líquido de 36,4 milhões de euros. Nesse mesmo ano, os CTT transportaram 457,6 milhões de objetos de correio endereçado. Com forte presença ibérica, os CTT ligam pessoas e empresas de forma sustentável.