Os CTT – Correios de Portugal lançam esta segunda-feira dois selos dedicados à Feira da Dieta Mediterrânica de Tavira, um evento que vai já a caminho da nona edição e que celebra um dos pontos altos que encerra a temporada de verão.
“O evento tem o apoio institucional da UNESCO e faz parte da estratégia de salvaguarda dos princípios da Dieta Mediterrânica“, explicam os CTT.
Em dezembro de 2023 irão celebrar-se 10 anos desde que o Comité das Nações Unidas incluiu a zona de Tavira, em Portugal, juntamente com outras localidades de países como Chipre, Croácia, Espanha, Grécia, Itália e Marrocos, como uma das regiões emblemáticas da Dieta Mediterrânica, segundo a UNESCO.
Territórios onde a alimentação, a vivência diária, a relação com a natureza e o sentido de partilha são simbólicos de um estilo de vida mediterrânico, e por isso um «Património Cultural Imaterial da Humanidade» a preservar.
A emissão filatélica é composta por dois selos – que ilustram o arjamolho e a tarte algarvia -, com valores faciais de 0,80€ e 1,15€, com uma tiragem de 75-000 exemplares cada.
As obliterações de primeiro dia poderão ser feitas nas Lojas CTT dos Restauradores, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal, Antero de Quental, em Ponta Delgada, e na Loja de Tavira.
Os CTT empregam 11 788 pessoas em Portugal. Em 2022, obtiveram rendimentos operacionais de 906,6 milhões de euros, um EBIT recorrente de 65,4 milhões de euros e um resultado líquido de 36,4 milhões de euros. Nesse mesmo ano, os CTT transportaram 457,6 milhões de objetos de correio endereçado. Com forte presença ibérica, os CTT ligam pessoas e empresas de forma sustentável.