Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Nacional, Opinião, Saúde

A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy

Há a necessidade de salvaguardar a Dieta Mediterrânica, de repensar estratégias para aproximá-la da sociedade de hoje e, em simultâneo, aproveitar melhor os ensinamentos alimentares dos nossos pais e avós

10:25 26 Janeiro, 2023 10:26 26 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nunca se olhou tanto para a alimentação e para os sistemas alimentares como nos dias de hoje. A tendência de crescimento da população mundial e a urgência em considerar o impacto da cadeia alimentar no ambiente, na sustentabilidade e na saúde das populações, leva a que a nutrição humana seja uma das preocupações fundamentais da sociedade atual.

A Dieta Mediterrânica pelas suas características, pelos processos e hábitos associados é considerada uma das formas de nutrição que mais contribui para a sustentabilidade e saúde humana.

As principais características da Dieta Mediterrânica são: Azeite como principal fonte de gordura; Hortaliças e frutos em quantidade e frequência; Cereais integrais, leguminosas e oleaginosas (frutos secos) como fonte de proteína e fibra; Consumo moderado de lácteos e de peixe; Consumo esporádico de carnes vermelhas e brancas; Vinho de forma moderada e a acompanhar as refeições; Frugalidade e consumo organizado por refeições em grupo; Confeção na forma de sopas, estufados e caldeiradas, o que reduz a perda de nutrientes; Consumo sazonal dos alimentos; Recurso à produção local; Atividade física e horas de pausa e sono.

Já no que respeita aos principais benefícios para a saúde da Dieta Mediterrânica aponta-se a Qualidade de vida; Controlo do peso (prevenção de obesidade); Níveis estáveis de glicémia e de pressão arterial; Melhor qualidade de sono; Maior longevidade; Menor incidência de doenças coronárias e cardiovasculares; Menor incidência de diversos tipos de cancro.

A origem da Dieta Mediterrânica

A Dieta Mediterrânica assenta num padrão alimentar com mais de cinco mil anos, com origem na bacia do Mediterrâneo, influenciada pelas civilizações que por aí passaram, pelas suas migrações e pelas trocas de saberes.

O conceito de Dieta Mediterrânica, associado aos benefícios na saúde, foi estabelecido apenas nos anos 50, do seculo XX, em consequência dos resultados de um estudo liderado por um fisiologista norte-americano – Ancel Keys – em que se encontraram valores significativamente mais baixos de doenças coronárias e cardiovasculares em países como a Itália e a Grécia, comparativamente a países com outros regimes alimentares.

Dieta Mediterrânica e Saúde Planetária

Em 2019 surgiu o conceito de Dieta da Saúde Planetária. Tem subjacente o balanço entre o que é ótimo para o planeta e o que é ótimo em termos de alimentação e nutrição humana. É uma dieta de base vegetal, onde a proteína vegetal tem um peso superior à proteína animal, mas que mantém o consumo de carne e peixe em pequenas quantidades e com baixa frequência. Considera que os alimentos devem ser obtidos a partir de processos de produção que usem o mínimo de recursos, de origem local e consumidos sazonalmente.

Na nossa realidade edafo-climática e geográfica, a Dieta Planetária não é mais do que a Dieta Mediterrânica, reconhecida pela Direcção Geral de Saúde (DGS).

A relação entre a maior adesão à dieta mediterrânica e uma boa saúde, medida por indicadores de saúde tem vindo a ser reforçada em cada vez mais estudos.

Impacto da Dieta Mediterrânica na sustentabilidade

Os alimentos de origem vegetal e de época, produzidos localmente, assim como as práticas agrícolas que maximizam o uso de recursos, contribuem para uma baixa pegada ecológica e maior sustentabilidade ambiental.

A associação entre a produção e a transformação de produtos numa mesma região é também um contributo para a sustentabilidade social e económica das diferentes regiões.

Em populações rurais e agrícolas, tem ainda a vantagem de contribuir para maior valorização e capacitação das mulheres. As mulheres têm aqui um papel particularmente importante, e muitas vezes sub-valorizado, pois estão ligadas a atividades agrícolas e são as principais responsáveis pela seleção e preparação dos alimentos.

O desconhecimento da Dieta Mediterrânica

Apesar das vantagens da Dieta Mediterrânica e dela fazer parte da nossa identidade, a verdade é que nos estamos a afastar cada vez mais deste padrão alimentar.

Dados da DGS, de 2020, mostram que ainda há um número elevado de pessoas que desconhece a Dieta Mediterrânica e que, possivelmente a associa a um tipo de regime alimentar de restrição. Mais preocupante ainda é o fato de ser nos jovens adultos que a escolha da Dieta Mediterrânica mais diminui.

Certamente que as rotinas laborais, o menor tempo para a preparação e confeção de alimentos, juntamente com a perda de algumas competências culinárias e menor tempo dedicado pelas famílias à cozinha são fatores a considerar na degradação nos padrões alimentares.

A Dieta Mediterrânica e o futuro

Há a necessidade de salvaguardar a Dieta Mediterrânica, de repensar estratégias para aproximá-la da sociedade de hoje e, em simultâneo, aproveitar melhor os ensinamentos alimentares dos nossos pais e avós.

Neste contexto de alterações climáticas, aderir à Dieta Mediterrânica é o grande contributo que podemos dar à saúde humana, ao planeta e à sustentabilidade económica e social.

Elsa Lamy
(investigadora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade de Évora)

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Mundo Nacional Vida & Lazer

Não são os britânicos: Portugal prepara-se para bater recorde de turistas deste país em 2026

07:20 14 Abril, 2026 01:24 14 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Turistas deste país viajam cada vez mais para Portugal, com um crescimento de 16% na procura face ao ano passado

Algarve

População pede reabilitação e reabertura da EN2 entre Barranco do Velho e São Brás

08:56 14 Abril, 2026 09:00 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Petição exige reabertura urgente da EN2 entre Barranco do Velho e São Brás de Alportel e alerta para isolamento no interior algarvio

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Antes da bonança vem a ‘tempestade’: vem aí chuva nestas regiões antes do aumento das temperaturas

09:30 14 Abril, 2026 00:43 14 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas vão subir ainda esta semana, mas antes disso vai haver episódios de chuva em algumas regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e vento forte: mau tempo vai-se instalar nesta região e este será o dia mais crítico da semana

11:30 13 Abril, 2026 15:57 12 Abril, 2026 | João Luís

O tempo vai agravar-se numa das regiões de Portugal com chuva forte, vento e mar agitado. Saiba quando chega o pior momento da semana

Algarve

Município de Tavira distinguido com Bandeira de Mérito Social 2026 pelo apoio ao arrendamento

09:50 14 Abril, 2026 09:51 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Apoio ao arrendamento vale distinção a Tavira com Bandeira de Mérito Social 2026 atribuída pela ANGES pelo impacto junto de famílias vulneráveis

Algarve Desporto

Caminhadas colocam Algarve no top 3 europeu

07:43 14 Abril, 2026 07:45 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Região algarvia conquista 3.º lugar entre os destinos de caminhadas mais populares da Europa em 2026, segundo leitores da revista Trekking Magazine

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção contribuintes: regime mudou e agora estas despesas de 2026 já podem contar no IRS

10:00 14 Abril, 2026 22:18 13 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Mudança no e-Fatura já está a contar para o IRS de 2026 e pode passar despercebida a muitos contribuintes

Ciência Mundo Opinião

De volta à lua: o triunfo da missão Artemis II | Por António Piedade

08:03 14 Abril, 2026 08:03 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao olharmos para o futuro, a conclusão da Artemis II não é um ponto final. É a confirmação de que, ombro a ombro com os gigantes do passado, a geração atual está preparada para dar o próximo grande salto"

Algarve Cultura

Música barroca volta a ecoar nas igrejas de Faro

08:23 14 Abril, 2026 09:09 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Reflexos do Barroco regressa a Faro com concertos em igrejas entre 17 e 19 de abril, com participação de ensembles nacionais

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Atenção, contribuintes: há uma mudança a chegar à Segurança Social que pode bloquear acessos

14:50 13 Abril, 2026 14:19 13 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma mudança discreta na Segurança Social entra em vigor em maio e pode apanhar muitos de surpresa. Há um detalhe que deve verificar quanto antes

Banca de peixe no mercado. Crédito: Freepik
Europa Gastronomia Nacional

Alerta sanitário para peixe muito consumido em Portugal apesar de estar proibido noutros países

12:20 12 Abril, 2026 19:36 13 Abril, 2026 | Luís Santos

Este peixe muito consumido em Portugal está a gerar crescente preocupação entre várias autoridades sanitárias internacionais

Algarve Gastronomia

Dois restaurantes do Algarve conquistam distinção máxima do Guia Repsol

07:10 14 Abril, 2026 07:10 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Restaurantes de Albufeira e Portimão conquistam três Sóis Repsol, colocando o Algarve no topo da gastronomia nacional

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia

Um carro para a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:10 12 Abril, 2026 20:10 12 Abril, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Algarve

Operações da GNR resultam em dezenas de detenções no Algarve

12:30 13 Abril, 2026 12:22 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve 77 pessoas e registou 582 infrações rodoviárias no distrito de Faro numa semana, com ações de combate ao crime e reforço da segurança

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€ por mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:30 11 Abril, 2026 08:08 12 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino de custo de vida barato e clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Débito direto cobrado sem aviso? Banco de Portugal explica como recuperar o dinheiro

22:58 13 Abril, 2026 22:48 13 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Se lhe tiraram dinheiro indevidamente através de débito direto, é possível recuperá-lo de forma simples, e o Banco de Portugal explica como

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Mundo, Nacional, Vida & Lazer

Não são os britânicos: Portugal prepara-se para bater recorde de turistas deste país em 2026

07:20 14 Abril, 2026 01:24 14 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Turistas deste país viajam cada vez mais para Portugal, com um crescimento de 16% na procura face ao ano passado

Algarve

População pede reabilitação e reabertura da EN2 entre Barranco do Velho e São Brás

08:56 14 Abril, 2026 09:00 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Petição exige reabertura urgente da EN2 entre Barranco do Velho e São Brás de Alportel e alerta para isolamento no interior algarvio

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Antes da bonança vem a ‘tempestade’: vem aí chuva nestas regiões antes do aumento das temperaturas

09:30 14 Abril, 2026 00:43 14 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas vão subir ainda esta semana, mas antes disso vai haver episódios de chuva em algumas regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e vento forte: mau tempo vai-se instalar nesta região e este será o dia mais crítico da semana

11:30 13 Abril, 2026 15:57 12 Abril, 2026 | João Luís

O tempo vai agravar-se numa das regiões de Portugal com chuva forte, vento e mar agitado. Saiba quando chega o pior momento da semana

Algarve

Município de Tavira distinguido com Bandeira de Mérito Social 2026 pelo apoio ao arrendamento

09:50 14 Abril, 2026 09:51 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Apoio ao arrendamento vale distinção a Tavira com Bandeira de Mérito Social 2026 atribuída pela ANGES pelo impacto junto de famílias vulneráveis

Algarve, Desporto

Caminhadas colocam Algarve no top 3 europeu

07:43 14 Abril, 2026 07:45 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Região algarvia conquista 3.º lugar entre os destinos de caminhadas mais populares da Europa em 2026, segundo leitores da revista Trekking Magazine

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção contribuintes: regime mudou e agora estas despesas de 2026 já podem contar no IRS

10:00 14 Abril, 2026 22:18 13 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Mudança no e-Fatura já está a contar para o IRS de 2026 e pode passar despercebida a muitos contribuintes

Ciência, Mundo, Opinião

De volta à lua: o triunfo da missão Artemis II | Por António Piedade

08:03 14 Abril, 2026 08:03 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao olharmos para o futuro, a conclusão da Artemis II não é um ponto final. É a confirmação de que, ombro a ombro com os gigantes do passado, a geração atual está preparada para dar o próximo grande salto"

Algarve, Cultura

Música barroca volta a ecoar nas igrejas de Faro

08:23 14 Abril, 2026 09:09 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Reflexos do Barroco regressa a Faro com concertos em igrejas entre 17 e 19 de abril, com participação de ensembles nacionais

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Atenção, contribuintes: há uma mudança a chegar à Segurança Social que pode bloquear acessos

14:50 13 Abril, 2026 14:19 13 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma mudança discreta na Segurança Social entra em vigor em maio e pode apanhar muitos de surpresa. Há um detalhe que deve verificar quanto antes

Banca de peixe no mercado. Crédito: Freepik
Europa, Gastronomia, Nacional

Alerta sanitário para peixe muito consumido em Portugal apesar de estar proibido noutros países

12:20 12 Abril, 2026 19:36 13 Abril, 2026 | Luís Santos

Este peixe muito consumido em Portugal está a gerar crescente preocupação entre várias autoridades sanitárias internacionais

Algarve, Gastronomia

Dois restaurantes do Algarve conquistam distinção máxima do Guia Repsol

07:10 14 Abril, 2026 07:10 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Restaurantes de Albufeira e Portimão conquistam três Sóis Repsol, colocando o Algarve no topo da gastronomia nacional

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Um carro para a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:10 12 Abril, 2026 20:10 12 Abril, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Algarve

Operações da GNR resultam em dezenas de detenções no Algarve

12:30 13 Abril, 2026 12:22 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve 77 pessoas e registou 582 infrações rodoviárias no distrito de Faro numa semana, com ações de combate ao crime e reforço da segurança

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€ por mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:30 11 Abril, 2026 08:08 12 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino de custo de vida barato e clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Débito direto cobrado sem aviso? Banco de Portugal explica como recuperar o dinheiro

22:58 13 Abril, 2026 22:48 13 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Se lhe tiraram dinheiro indevidamente através de débito direto, é possível recuperá-lo de forma simples, e o Banco de Portugal explica como

Últimas Notícias

  • Atenção contribuintes: regime mudou e agora estas despesas de 2026 já podem contar no IRS
    Atenção contribuintes: regime mudou e agora estas despesas de 2026 já podem contar no IRS
  • Município de Tavira distinguido com Bandeira de Mérito Social 2026 pelo apoio ao arrendamento
    Município de Tavira distinguido com Bandeira de Mérito Social 2026 pelo apoio ao arrendamento
  • Antes da bonança vem a ‘tempestade’: vem aí chuva nestas regiões antes do aumento das temperaturas
    Antes da bonança vem a ‘tempestade’: vem aí chuva nestas regiões antes do aumento das temperaturas
  • População pede reabilitação e reabertura da EN2 entre Barranco do Velho e São Brás
    População pede reabilitação e reabertura da EN2 entre Barranco do Velho e São Brás
  • Música barroca volta a ecoar nas igrejas de Faro
    Música barroca volta a ecoar nas igrejas de Faro
  • Caminhadas colocam Algarve no top 3 europeu
    Caminhadas colocam Algarve no top 3 europeu

Opinião

  • Um Concerto de Maravilhas! | Por Lina Soares
    Um Concerto de Maravilhas! | Por Lina Soares
  • De volta à lua: o triunfo da missão Artemis II | Por António Piedade
    De volta à lua: o triunfo da missão Artemis II | Por António Piedade
  • A importância dos laços afetivos | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A importância dos laços afetivos | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
  • Vacinação não é apenas uma escolha: é uma questão de acesso, literacia e equidade | Por Sónia Gonçalves
    Vacinação não é apenas uma escolha: é uma questão de acesso, literacia e equidade | Por Sónia Gonçalves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve reúne autarcas e Governo para acelerar execução do Portugal 2030
    CCDR Algarve reúne autarcas e Governo para acelerar execução do Portugal 2030
  • À atenção de Portugal: UE prepara uma ‘revolução’ nos carros na Europa
    À atenção de Portugal: UE prepara uma ‘revolução’ nos carros na Europa
  • É oficial em Portugal e já ‘barrou’ milhares de pessoas: eis o que muda com o novo sistema de controlo de entradas e saídas imposto pela UE
    É oficial em Portugal e já ‘barrou’ milhares de pessoas: eis o que muda com o novo sistema de controlo de entradas e saídas imposto pela UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal