Este sábado começou com constrangimentos em vários aeroportos internacionais. A ANA Aeroportos explica que o problema é das companhias aéreas, devido a tripulantes e pilotos em greve. Esclarece à SIC que estão previstos para este sábado 65 voos cancelados, isto é, 40 chegadas e 25 partidas.
No aeroporto de Lisboa os passageiros dizem-se surpreendidos, queixam-se das longas horas de espera e lançam críticas sobretudo à companhia aérea portuguesa TAP. Nos balcões destinados ao reagendamento de voos, observam-se filas.
De acordo com a empresa concessionária dos aeroportos, “o Aeroporto de Lisboa implementou medidas para apoiar as companhias aéreas, nomeadamente a instalação de balcões móveis suplementares para reagendamento de voos”.
Ainda assim, a ANA aconselha os passageiros com voo marcado para este sábado a contactarem as companhias aéreas.
De acordo com a informação disponível no site da ANA, até às 16:30 de hoje foram canceladas três dezenas de voos com origem e destino a Lisboa.
Em causa estão, segundo informações recolhidas no referido site, voos com destino várias cidades europeias, mas também a Filadélfia, Acra, Dakar, Porto Santo e Varadero.
Do lado das chegadas há também indicação de cancelamento de vários voos que estavam previstos aterrar em Lisboa durante a manhã, provenientes de origens tão variadas quanto Tanger, Porto, Sal, Bratislava, Madrid, Paris, Milão, Frankfurt, Roma, Recife ou Casablanca.
Até ao final do dia, a informação atualmente disponível aponta para o cancelamento de mais de duas dezenas de voos com origem e destino a Lisboa.
Na maioria destas situações estão em causa voos da TAP, de acordo com os mesmos dados.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL