O Granfondo Tavira – A serra com o mar ao fundo terá lugar no próximo dia 7 de Outubro, organizado pelo Clube Bike Team Tavira, União Ciclismo Tavirense, Núcleo Cicloturismo Luz Tavira.
O evento tem como objectivo dar a conhecer a paisagem de Tavira, com uma localização invejável entre a serra e o mar, com uma vista constante sobre o oceano por entre montes e cerros e cerros, assim como descobrir o interior do concelho, pessoas e tradições e costumes de vida ainda muito característicos no sotavento algarvio.
A prova será constituída por um Granfondo com 140 quilómetros e por um Medifondo com 78 quilómetros.
O Granfondo Tavira está inserido numa estratégia de promoção do ciclismo e da utilização da bicicleta, sendo que esta data pretende promover um fim-de-semana ligado às bicicletas.
Assim, na sexta-feira, 5 de Outubro, terá lugar o Festival de Pista de encerramento do calendário profissional de ciclismo promovido pelo Clube Ciclismo Tavira. No dia seguinte, realiza-se uma prova de competição com equipas profissionais do pelotão português também promovido pelo Clube Ciclismo Tavira. No domingo, 7 de Outubro, acontece “Ciclismo para Todos” Granfondo Tavira.
O GranFondo é um tipo de passeio de bicicleta de longa distância
O GranFondo é uma forma de cicloturismo embora convertido em prova aberta pois é uma prova de andamento livre com tempos, classificações e prémios. A grande diferença para uma prova de ciclismo de competição é que as estradas por onde passam não são condicionadas ou encerradas na totalidade e os participantes poderão ser de qualquer idade, desde que adultos, individualmente ou por equipa. São eventos de massa e surgem cada vez mais eventos desta natureza.
O GranFondo é um tipo de passeio de bicicleta de longa distância, originário da Itália em 1970, e aproximadamente traduz-se em inglês como “Big Ride”. É um evento de bicicleta de pelo menos 120 quilómetros de distância. As partidas são feitas em massa, e o formato permite que atletas de todos os níveis participem.
Os GranFondos são organizados em percursos desafiadores que geralmente são entre 120 quilómetros e 200 quilómetros, e têm entre dois mil metros e quatro mil metros de altimetria (desnível positivo). A maioria dos eventos também oferece uma versão mais curta e fácil (Médio Fondo).
Estes eventos são pensados como corridas de bicicleta. Os ciclistas lideram, acompanhados de carros de comissários, escolta policial, bem como assistência técnica e médica. As Zonas de Abastecimento ao longo do curso substituem os carros das equipas.