Os Estados Unidos vão enviar mais armamento para a Ucrânia, incluindo rockets de alta precisão. Será o armamento mais sofisticado até agora entregue por Washington a Kiev desde o início da invasão russa. A informação foi avançada pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, num artigo publicado no jornal The New York Times.
Os rockets de longo alcance vão ao encontro do pedido de armamento mais sofisticado, feito por Kiev aos Estados Unidos. Fonte do Governo norte-americano assegurou que os responsáveis ucranianos prometeram não usariam estes dispositivos para atingir alvos russos.
A reação da Rússia não se fez esperar. Moscovo já veio anunciar que o envio dos de armas mais sofisticadas por parte de Washington, incluindo rockets de alta precisão, vai aumentar o risco de confrontação direta entre a Rússia e os Estados Unidos.
Joe Biden explicou que os Estados Unidos decidiram aceder ao pedido de Kiev, depois de anteriormente o terem recusado, face às garantias da Ucrãnia de que estas armas seriam usadas para atingir com mais mais precisão alvo-chave no campo de batalha.
O objetivo, explica o Presidente dos EUA no artigo do The New York Times, é dar mais força negocial à Ucrânia de modo a desbloquear o impasse nas negociações e avançar para uma solução diplomática que possa garantir o fim da guerra.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL