À medida que os anos passam, os condutores têm de fazer algumas revalidações da carta de condução para mostrarem que se mantêm aptos para conduzir. Até atingir os 60 anos, deverá renovar o seu título de condução de 15 em 15 anos. A revalidação seguinte deverá ser feita aos 65 anos, seguindo-se uma outra aos 70. A partir dessa idade, estará obrigado a revalidar o seu título de condução de dois em dois anos.
Nos dias de hoje, dizer que se pode renovar a carta de condução através da internet parece ser normal, contudo, tal só passou a ser possível em Portugal a partir de 2017. Até essa altura, aqueles que precisavam de fazer esta revalidação tinham de esperar várias horas na fila da Loja do Cidadão ou na delegação mais próxima do IMT.
Embora ainda seja possível renovar a carta de condução presencialmente, ao fazê-lo em casa através da internet estará a evitar longas filas de espera e a sua carteira também vai agradecer. Explica o Ekonomista que o primeiro passo para fazer a revalidação através da internet consiste em aceder à página dedicada à renovação da Carta de Condução da plataforma do IMT.
De seguida, terá de selecionar “Particulares” ou “Empresas”, consoante a categoria a que pertence. Depois chega a hora de fazer o login ou registo. Pode utilizar o seu NIF e a palavra passe é a mesma que utiliza no Portal das Finanças. Após clicar em “Entrar”, no topo da página, escolha “Pedidos” e depois, no menu do lado esquerdo, escolha a opção “Pedido de Carta de Condução”.
Vai aparecer de seguida uma nova página em que é pedida autorização para utilizar a foto e assinatura do cartão de cidadão. Preencha os dados correspondentes e selecione o pedido de “renovação”. Basta confirmar se está tudo correto e, caso esteja, escolha a opção “Área de Pagamentos”, onde é dado o acesso aos dados para proceder ao “Pagamento de serviços”, que só pode ser efetuado 24 horas após ter terminado o pedido.
Saiba que ao fazer a renovação online da carta de condução estará a poupar 10%, em relação ao valor que teria de pagar se fizesse a revalidação presencial.
Leia também: Conheça a praia termal portuguesa onde a água é tão quente que chega aos 40ºC