Ao longo dos últimos tempos, os preços dos bens alimentares e não só têm vindo a aumentar e os consumidores estão cada vez mais atentos às promoções. O objetivo é sempre poupar, mas há promoções que podem ser também armadilhas e levam os consumidores a gastar bem mais do que o previsto. O Ekonomista dá alguns conselhos para evitar ser enganado na hora de fazer as compras no supermercado.
“Leve três, pague dois”, é a frase que se lê em grandes cartazes que surgem em algumas prateleiras de vários supermercados portugueses. A oferta é apelativa para os clientes, mas muitos são os que não se questionam sobre o facto de necessitarem ou não de levar três unidades do produto em questão, mesmo que um deles pareça ser grátis.
Para além disso, segundo revela também o Ekonomista, esta promoção é bastante frequente em bens alimentares cujo prazo de validade está a aproximar-se do fim. Assim sendo, se não resistir à tentação de adquirir o produto, verifique primeiro se irá conseguir consumi-lo na totalidade, antes do prazo de validade. Caso contrário, estará a perder algum dinheiro, ao invés de fazer uma poupança.
Explica a mesma fonte que uma boa estratégia para fugir a este tipo de armadilhas passa por fazer uma lista de compras antes de sair de casa. Esta é uma forma de resistir à tentação de comprar produtos em promoção de que não precisa e fazer compras por impulso.
Ao fazer uma lista de compras e tentar cumpri-la à risca, estará também a defender-se de uma outra técnica de venda dos supermercados, que consiste em conquistar os clientes pelo olfato. É que o cheiro a bolos e pão que se sente muitas vezes ao entrar num supermercado leva muitos clientes a fazer compras por impulso. Se tiver a sua lista e quiser cumpri-la à risca, irá resistir à tentação.
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