Chegar a esta praia não é tarefa fácil. Percorrendo o trilho que o leva até à Praia do Barril, se estiver de frente para o mar basta virar à sua direita e andar no areal quase dois quilómetros para chegar à Praia do Homem Nu. Reza a lenda que esta última foi descoberta por um náufrago que conseguiu chegar a esta praia a nado. Para além disso, o náufrago estava nu.
A Praia do Homem Nu, situada no lado poente da Ilha de Tavira, devido ao facto de ser uma praia de difícil acesso e, por isso, isolada, tornou-se um destino de naturistas na década de 80. Já no século atual e mais precisamente em 2004, a Praia do Homem Nu foi oficialmente declarada uma praia naturista. De salientar que esta foi a primeira praia portuguesa a conquistar o rótulo de praia de naturista, segundo avança a VERSA.
O areal da Praia do Homem Nu estende-se até à Praia da Barra Velha que, por sua vez, se estende até à extremidade poente da Ilha de Tavira. Do outro lado vê-se a Ilha da Fuseta. O acesso a esta praia naturista terá de ser feito a pé, a partir da Praia do Barril. Em último caso, pode sempre reservar um Aqua-Taxi que parte da vila da Fuzeta e que o leva até à Praia do Homem Nu.
De salientar que o areal da Praia do Homem Nu não tem vigilância durante a época balnear, assim como não existe qualquer apoio de praia. Assim sendo, caso pretenda frequentar este areal, aconselha-se a que leve chapéu de sol, água, comida e protetor solar.
Leia também: Estas são as sete melhores cidades do Algarve