Cada vez mais escolas em Portugal estão a adotar medidas para proibir o uso de telemóveis, com o objetivo de promover um ambiente escolar mais saudável e estimular a interação entre os alunos. Recentemente, a Escola Básica Integrada (EBI) de Fragoso, em Barcelos, decidiu implementar essa proibição, e os resultados até agora têm sido bastante positivos.
A decisão de proibir os telemóveis na EBI de Fragoso foi tomada após uma série de incidentes que ocorreram durante o ano letivo anterior, incluindo a partilha de fotografias inadequadas nos balneários e ameaças nas redes sociais. A escola decidiu que era necessário agir e ver como pais e alunos reagiriam a essa mudança.
Os resultados têm sido surpreendentes. De acordo com o jornal O Minho, os pais receberam a medida com entusiasmo, e os alunos, do 1.º ao 9.º ano, têm seguido a regra sem problemas. De acordo com o diretor da escola, Manuel Amorim, em declarações ao mesmo jornal, o ambiente escolar nunca foi tão animado. Os alunos agora interagem, conversam e brincam uns com os outros, algo que muitos consideram essencial para o desenvolvimento saudável das crianças.
A escola não implementou um controlo rigoroso na entrada dos telemóveis, e confia na colaboração dos alunos e pais. Apenas os alunos que forem apanhados com telemóveis no recinto escolar enfrentam punições, que incluem a apreensão do telemóvel, que é posteriormente entregue aos encarregados de educação. Em caso de reincidência, o telemóvel só será devolvido no final do ano letivo.
Até agora, a escola não precisou de colocar em prática essas medidas punitivas, e Manuel Amorim atribui o sucesso da proibição aos pais que apoiaram a decisão. A escola acredita que ao proibir os telemóveis, está a incentivar as crianças a “serem crianças”, a brincar, conviver e aproveitar ao máximo a sua experiência escolar.
Este caso da EBI de Fragoso é um exemplo de como as escolas em Portugal estão a abordar o uso excessivo de telemóveis e a promover um ambiente mais saudável e enriquecedor para os estudantes.
Medidas semelhantes têm sido implementadas noutras escolas do país, e a tendência parece estar a ganhar força. O importante é equilibrar o uso da tecnologia com oportunidades de interação social e aprendizagem significativa, criando assim um ambiente mais positivo para as crianças.
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