Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Economia, Gastronomia

Turismo em massa em Portugal ameaça identidade da gastronomia local

Muitos turistas procuram uma dieta globalizada, baseada em produtos industriais, relegando a gastronomia tradicional para segundo plano

10:00 4 Abril, 2025 17:26 13 Abril, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O turismo em massa em Portugal está a ameaçar a identidade da gastronomia local e a acelerar o consumo de alimentos ultraprocessados, revelou um estudo conduzido por embaixadores do Pacto Climático Europeu.

“O turismo deveria ser um motor de valorização da gastronomia regional, mas está a reforçar padrões alimentares homogeneizados e menos saudáveis, colocando em risco a identidade gastronómica e a segurança alimentar das regiões”, alertou a embaixadora do Pacto Climático Europeu, Amélia Delgado, que coordenou o estudo.

O estudo ‘Food and Tourism Nexus, Challenges and Opportunities’ indicou que o aumento dos preços dos alimentos, sobretudo em épocas de grande afluência turística, tem levado à substituição dos produtos locais e sazonais por alternativas padronizadas, alinhadas com os hábitos dos visitantes.

Segundo os embaixadores do Pacto Climático Europeu, a identidade alimentar portuguesa pode estar em risco, “se não forem adotadas medidas urgentes”.

O Pacto Climático Europeu apelou à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para que “assuma um papel central na promoção de políticas que integrem a sustentabilidade alimentar no planeamento municipal”.

“A ANMP tem a responsabilidade de mobilizar os municípios para proteger a cultura alimentar e garantir a valorização dos produtos regionais”.

De acordo com a investigadora especialista em ciência dos alimentos, o turismo pode e deve ser um aliado da gastronomia tradicional sustentável.

No entanto, “sem uma estratégia clara, continuará a acelerar a substituição dos produtos locais, que rentabilizam o património natural”.

A substituição dos produtos locais é feita por ultraprocessados, “prejudiciais à saúde pública e à resiliência face a roturas nas cadeias de abastecimento, dificultando ainda estratégias de adaptação a alterações climáticas”.

Segundo Amélia Delgado, muitos turistas procuram uma dieta globalizada, baseada em produtos industriais ou exóticos, que não são adaptados ao clima local nem a uma dieta equilibrada, relegando a gastronomia tradicional para segundo plano.

“Como resultado, as grandes empresas do setor alimentar, em especial as que produzem ultraprocessados, têm vindo a dominar o mercado, fornecendo produtos congelados e pré-preparados inclusive à restauração tradicional, onde se crê continuar a satisfazer o cliente, com redução de custos”, disse.

A investigadora explicou ainda que a Dieta Mediterrânica é frequentemente associada à pobreza, “quando, na verdade, representa um modelo equilibrado, onde carne e peixe complementam os pratos em vez de serem protagonistas”.

“É uma cultura alimentar quase vegetariana, onde predomina a sazonalidade e a ausência de desperdício”, frisou, recordando ainda que, no passado, os produtos vendidos por pequenos produtores eram mais nutritivos, “mas hoje enfrentam dificuldades crescentes para competir com as multinacionais que fornecem produtos alimentares não sustentáveis, não saudáveis, mas baratos”.

O preço, disse, não pode ser o principal determinante na compra de alimentos.

“A alimentação é um direito básico e os sistemas alimentares atuais têm custos elevados, para os sistemas de saúde, para as economias locais e para o planeta, que é a nossa casa”, concluiu.

O estudo ‘Food and Tourism Nexus, Challenges and Opportunities’ integra o ‘Global Nutrition Dialogues Synthesis Report’, um projeto da ONG 4SD, apresentado em março, em Paris.

Além de Amélia Delgado, participaram na investigação e redação os embaixadores do Pacto Climático Europeu Luísa Barateiro, Rosmel Rodriguez e Anna Staszewska, com base em inquéritos a diversos especialistas, incluindo uma médica perita em obesidade, uma produtora de azeite, um chef, investigadoras em urbanismo e turismo e um economista.

Leia também: Especialistas garantem: este peixe muito consumido em Portugal é dos mais afetados por parasitas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve Economia

Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve

12:56 18 Junho, 2026 12:57 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação de verão da easyJet liga Faro a destinos no Reino Unido, França, Países Baixos e Suíça

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

12:01 18 Junho, 2026 12:02 18 Junho, 2026 | João Luís

Homem de 48 anos foi entregue pela PSP ao Estabelecimento Prisional de Leiria para cumprir pena por crimes de abuso sexual de crianças

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve Economia

Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve

09:25 18 Junho, 2026 09:31 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novas lojas da Mercadona no Algarve abrem em outubro, em Portimão, e em novembro, em Faro, com equipas em formação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Algarve Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve Europa Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Algarve

Novo regime urbanístico mobiliza especialistas em Albufeira

12:28 16 Junho, 2026 17:16 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência em Albufeira analisou alterações legais no urbanismo, simplificação de procedimentos e responsabilidade técnica

Estudantes a comer.
Algarve Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve, Economia

Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve

12:56 18 Junho, 2026 12:57 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação de verão da easyJet liga Faro a destinos no Reino Unido, França, Países Baixos e Suíça

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

12:01 18 Junho, 2026 12:02 18 Junho, 2026 | João Luís

Homem de 48 anos foi entregue pela PSP ao Estabelecimento Prisional de Leiria para cumprir pena por crimes de abuso sexual de crianças

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve, Economia

Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve

09:25 18 Junho, 2026 09:31 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novas lojas da Mercadona no Algarve abrem em outubro, em Portimão, e em novembro, em Faro, com equipas em formação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Algarve, Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Algarve

Novo regime urbanístico mobiliza especialistas em Albufeira

12:28 16 Junho, 2026 17:16 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência em Albufeira analisou alterações legais no urbanismo, simplificação de procedimentos e responsabilidade técnica

Estudantes a comer.
Algarve, Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Últimas Notícias

  • Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve
    Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve
  • Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei
    Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei
  • GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur
    GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur
  • Filme da Universidade do Algarve vence prémio internacional de Melhor Animação [vídeo]
    Filme da Universidade do Algarve vence prémio internacional de Melhor Animação [vídeo]
  • Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo
    Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal