Estar fechado em casa com crianças de qualquer idade é um desafio exigente. A pensar nas famílias em confinamento, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) criou dois documentos que vão ajudar os pais que ainda estão um pouco perdidos a lidar da melhor forma nesta nova fase.
O primeiro, “Estudar em tempo de Pandemia – Guia para Pais e Cuidadores“, foca-se no ensino à distância e o segundo, “Como me Sinto – Checklist sobre Crianças e Adolescentes“, debruça-se sobre a importância da saúde mental das crianças e adolescentes.
A educação escolar é sem dúvida um dos principais desafios dos pais. “Para que a aprendizagem e o percurso letivo não fiquem em standby é necessário encontrar estratégias para lidar com a participação nas aulas, as atividades e os trabalhos à distância”, afirma a Ordem dos Psicólogos Portugueses.
“É sem dúvida difícil para as crianças, mas é também um desafio para os pais que podem ter de gerir o apoio aos filhos de várias idades, com o teletrabalho e a rotina. É normal que se sintam ansiosos, preocupados, cansados, culpados ou incapazes, sem saber o que fazer ou como ajudar os filhos”, acrescenta.
Tolerância e flexibilidade são as palavras a ter em mente, além das seguintes recomendações da OPP:
– Cuide de si: Tente encarar o confinamento como uma oportunidade de passar mais tempo em família e procure encontrar a melhor forma de lidar com o ensino à distância. Mantenha-se calmo, tenha expectativas realistas e lembre-se que não é professor do seu filho. É também fundamental encontrar tempo para si próprio e perceber que não está sozinho.
– Organize o dia-a-dia: Construa em conjunto com as crianças e/ou adolescentes um horário semanal que inclua momentos de aulas, estudo autónomo, lazer e relaxamento, adaptado à rotina familiar. É fundamental respeitar os momentos de intervalo para garantir a concentração e sempre que possível diferencie a zona de estudo da zona de lazer.
– Acompanhe o estudo: Comece por relativizar e ajustar o trabalho proposto às circunstâncias familiares, tendo em mente que quantidade não é necessariamente qualidade. Tente mostrar o caminho, motivar, apoiar e dar o exemplo, sem estudar pela criança/adolescente. O objetivo é conseguir acompanhar, promovendo o estudo autónomo. Aproveite este período desafiante para promover a capacidade de auto-regulação, incentivar competências de organização e estudo e elogiar as conquistas. É importante estabelecer objetivos elevados mas realistas, para estimular a aprendizagem e ajudar a superar as dificuldades.
Perante esta pandemia que afeta todos e obriga a uma adaptação à realidade é essencial estar atentos e cuidar da saúde psicológica e do bem-estar das crianças e adolescentes.
A OPP criou uma Checklist para ser respondida pelos pais, que os ajuda a perceber como têm sentido os filhos nas últimas duas semanas. Deve responder o mais sinceramente possível, assinalando sempre que a resposta for “sim, na maior parte do tempo”.
Os resultados não são um diagnóstico psicológico, mas servem para ajudar a pensar sobre a criança ou adolescente. Se está preocupado, procure ajuda profissional. Um Psicólogo pode ajudar.