Os enfermeiros algarvios marcaram uma ação de protesto para esta sexta-feira, às 10:30, à porta do Hospital de Portimão. Na ocasião, entregarão um abaixo assinado à administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e será anunciado o plano de lutas para as próximas semanas.
Estes profissionais de saúde dizem que estão “fartos de esperar e este sentimento agravou-se quando descobriram recentemente que a administração do Centro Hospitalar do Algarve, dando o dito pelo não dito, “roubou-lhes” os pontos que lhes permitiria progredir na carreira”.
“São 417 enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho que já deveriam ter progredido em 2018 e 2019, à semelhança dos colegas do Hospital de Lagos, e que segundo esta nova informação só lhes contam pontos a partir de 2018”, explica o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses em comunicado., acrescentando que “são 20 anos de trabalho que pretendem “apagar” e que os enfermeiros não estão disponíveis para perder”.
Neste contexto, mais de uma centena de enfermeiros reuniram-se a semana passada nos hospitais de Faro e Portimão e decidiram formas de luta.
Os enfermeiros dizem que “não estão só fartos de esperar. Agora sentem-se enganados e ludibriados”.
“Também na ARS Algarve cerca de 100 enfermeiros aguardam progressão como lhes havia sido prometido”, apontam o dedo.