Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS - Sociólogo e professor universitário jubilado. Foto DR
Opinião

À beira da guerra | Por José Figueiredo Santos

“Na guerra não há lugar a mariquices, desânimos ou suplicas. É matar ou morrer, sem esconder a cara como se tivesse vergonha de ser olhado pelos deuses”

19:02 17 Janeiro, 2025 17:39 17 Janeiro, 2025
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Soam-lhe rumores de que virá aí o serviço militar obrigatório. Contara-lhe uma vidente, com o demónio no corpo, que as aves de rapina de vidas novas viriam buscar, de novo, os moços para a refrega da gente graúda, do Ministério da Guerra.

Assaltado pelo terror do rufar dos tambores, saltavam-lhe perdigotos da boca, enraivecido: – É uma porra! Vem aí a guerra para desarrumar as nossas vidas – diz ele, em tom de desespero, perante a possibilidade de tamanho desvario.

Abomina a ideia de falarem de liberdade e, no fim de contas, só lhe darem a escolher os pavores do inferno. Ama a única vida que tem e desabafa, indignado: – Prefiro ser um cobarde vivo a um herói morto. Afinal a vida fez-se para a vivermos.  

Até agora, apenas conhecera as guerras futebolísticas, aquelas para que não tendo sido recrutado, se acha insaciável na construção de derrotas forçadas do adversário. Ele, como os demais, estará sempre disponível para abraçar apupos, com uma vertigem de abutre, se os do seu clube saírem derrotados dos jogos. Todos estarão sempre aptos a banir e desfazer derrotas, para o que se dispõem ser coveiros de árbitros e flageladores de jogadores do seu clube. Se, no futebol, pode atear fogueiras com vaticínios sombrios, na guerra tudo será diferente. Todos assumirão desastrosas proporções para as vidas que nela participarem.

E zurze: – Andamos nós, com tanto sacrifício, a aprender o abecedário da vida, a ler português, a contar e a escrever, dotados de elevada educação, cultura, e de grande delicadeza de trato, a aceitar a escolaridade como processo civilizacional, para isto? Tornam-nos uns gentlemen bem-educados, civilizadíssimas criaturas para, de seguida, nos desbotarem como bárbaros guerreiros, prontos para limpar o sebo àqueles que, como nós, vão para a guerra dos senhores que a fazem levantando o dedo mindinho.

Está convicto de que os conflitos armados são um passo atrás na vida dos homens, o eterno retorno que Nietzsche tinha garantido que faria parte da História dos humanos.Talvez que eles só tenham conhecido a paz como aquilo que ela sempre fora, uma fase letárgica da guerra.

Uma vez investido de um içar de bandeiras na formação laica da sua farda, não acode mais à guerra com evocações de regresso ao sagrado, embora sentisse mais segurança se vivesse perto de Deus, tendo-o como amuleto. Por isso, ao dessacralizar a guerra, abomina o homem desnudado na sua barbárie mais absoluta.

Lamenta que os deuses sempre tenham andado apressados, visitando os humanos de passagem e deixando-os entregues a escaramuças. Em todo o tempo, eles sempre tiveram o hábito de pedir a acólitos que escrevessem sobre si próprios e depois viraram-lhes as costas e partiram. Os deuses sempre tinham sido assim, em qualquer religião. Todavia, para consolo da guerra, sempre ficariam autoridades para lhes dar lustre às medalhas do peito, ou para aspergirem água benta nas suas campas.

– Pobres vidas as nossas! Apesar de tudo, sempre será bom contarmos com o aconchego das igrejas – lamuriava.

Da vida do avô, na guerra colonial, ainda se lembra como eram sofridas aquelas formas de os moços dizerem adeus aos familiares, despedindo-se das aldeias como se elas fossem o seu cordão umbilical. Alguns levavam um pedacinho de terra comprimida num pequeno frasco desusado de vacina, como se transportassem consigo o quinhão dos seus antepassados. Toda a aldeia ficava muda, silenciada com a sua partida. Quem sabe se regressariam, se não seria uma despedida de vez.

Agora, moço feito soldado, davam-lhe uma farda, uma arma, artilharia pesada, um drone feito bomba e um farnel prá viagem, com o corpo disponível para tarefas de cangalheiros.

Iriam pedir-lhe, como a tantos outros anónimos, que morressem como tordos, em guerras fratricidas, pela Pátria. Triste desdita a sua, que tinha por sina pensar que seria tão morto quanto os que ele iria ajudar a enterrar.

Era nefasto pensar que os companheiros, a quem ele iria abrir covas para corpos cravados de balas, também tinham misturadas nas veias as mesmas incontáveis etnias: indiana, negra, árabe, branca, tudo ao molhe na hibridez dos corpos contemporâneos.

Na inspeção, a endemoninhada vidente já lhe tinha segredado que, um empedernido sargento, iria dar-lhe os primeiros comandos de voz: – Você não percebe nada disto, tá visto, no seu desrespeito patriótico de não querer fazer a guerra. Nela, é terminar os serviços e esfregar as mãos de contente, percorrendo os olhos pelos destroços. Na guerra não há lugar a mariquices, desânimos ou suplicas. É matar ou morrer, sem esconder a cara como se tivesse vergonha de ser olhado pelos deuses.

E ele, desesperado, matutava: – Abutres, vocês são todos uns abutres, é o que é! Que gozo dará a um familiar receber uma medalha de um filho morto? E exclamava: – Que puta de hipocrisia continua a lavrar por esse mundo fora, quando a urbe de hoje tem mais que fazer que pensar nos seus defuntos. Depois vêm as mensagens entregues ao Criador, como se ele ali estivesse disponível para lê-las.

Na sua raiva explosiva, questionava: – Que diabo vai na cabeça dos homens, que não param com a asselvajada truculência da ceifa das vidas uns dos outros? Porquê continuam sufocados com a brutalidade de agressões próprias da irracionalidade destrutiva da barbárie, concebida nos conchavos políticos?

Cansado, insistia, por fim, de voz embargada: – Levam-nos para os pavores do inferno, onde se apagam trilhos e pegadas de gente, para fazerem da Terra um cemitério de desvarios, onde civilizados e bárbaros se encontram na mesma viagem sem regresso. Depois, com um RIP para aqui, outro para ali, enxertam o descanso das consciências.

Leia também: Nos trilhos da doença | Por José Figueiredo Santos

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Ernesto Nuno Cabrita | Fotos DR
Algarve

Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade

19:35 17 Outubro, 2026 19:41 17 Outubro, 2026

Autarquia, associações e amigos recordam Ernesto Cabrita, guia turístico de Faro, após o acidente mortal de mota ocorrido esta sexta-feira, em Caliços

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Nacional

Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”

20:10 17 Outubro, 2026 20:06 17 Outubro, 2026

A idosa de 81 anos, Maria Teresa Faleiro, recebeu uma ordem de despejo e tem até 6 de novembro para abandonar a casa onde vive há 22 anos, em Lisboa

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Bacalhau à Brás.
Gastronomia Nacional

Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou

20:00 17 Outubro, 2026 16:11 17 Outubro, 2026

A revista norte-americana Travel + Leisure consultou três especialistas em viagens para descobrir qual o prato que os turistas não devem perder em Portugal

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar

19:20 17 Outubro, 2026 11:45 17 Outubro, 2026

Governo anunciou o alargamento da validade do passaporte. Descubra em que ponto está a medida e com que prazo pode contar

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Cultura Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Ernesto Nuno Cabrita | Fotos DR
Algarve

Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade

19:35 17 Outubro, 2026 19:41 17 Outubro, 2026

Autarquia, associações e amigos recordam Ernesto Cabrita, guia turístico de Faro, após o acidente mortal de mota ocorrido esta sexta-feira, em Caliços

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Nacional

Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”

20:10 17 Outubro, 2026 20:06 17 Outubro, 2026

A idosa de 81 anos, Maria Teresa Faleiro, recebeu uma ordem de despejo e tem até 6 de novembro para abandonar a casa onde vive há 22 anos, em Lisboa

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Bacalhau à Brás.
Gastronomia, Nacional

Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou

20:00 17 Outubro, 2026 16:11 17 Outubro, 2026

A revista norte-americana Travel + Leisure consultou três especialistas em viagens para descobrir qual o prato que os turistas não devem perder em Portugal

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar

19:20 17 Outubro, 2026 11:45 17 Outubro, 2026

Governo anunciou o alargamento da validade do passaporte. Descubra em que ponto está a medida e com que prazo pode contar

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Cultura, Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Últimas Notícias

  • Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”
    Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”
  • Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou
    Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou
  • Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade
    Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade
  • Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar
    Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar
  • Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data
    Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data

Opinião

  • Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
    Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal