Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS - Sociólogo e professor universitário jubilado. Foto DR
Opinião

Nos trilhos da doença | Por José Figueiredo Santos

“É terrível possuir uma doença em que a gente chama pelo outro sem qualquer esperança que ele nos possa retorquir”

08:39 15 Janeiro, 2025 08:39 15 Janeiro, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Na experiência de viver, não sabia que nome dar àqueles dias sem vida, povoados de uma intensa névoa, sem brilho no seu despertar. Era como se tivessem saído de trincheiras, acantonados num pardacento anteontem, alheios a preces, feitos nados mortos, vagueando, sem norte, por atalhos desconhecidos. Que poderiam estes dias interessar a um calendário que faz tão estranhas as nossas vidas?

Entrara no redemoinho de Alzheimer, tendo começado a sentir a sua mente a encolher sob os seus pés. Deixara de reconhecer os que lhe eram queridos, sem que ninguém soubesse como poderia evadir-se daquela mente. Insistia ter sido roubada pela cuidadora e era incapaz de reconhecer o rosto da filha, fazendo com que esta se sentisse órfã de mãe ainda viva. Tinha os olhos baços acusando desorientação, passos bêbados trocando o lugar das coisas, feita zombie  no discernimento, como se apenas um morto se atrevesse a respirar dentro dela.

É terrível possuir uma doença em que a gente chama pelo outro sem qualquer esperança que ele nos possa retorquir. Uma doença puta, daquelas que nos obrigam a deixarmos de ser pessoas, assim poderia apelidá-la António Lobo Antunes.

Ah! O quanto seria desejável procrastinarmos, enxotarmos, sacudirmos estas ideias atormentadoras, evitar tropeçar nelas, expondo-nos apenas em sorridentes e contagiantes fotos para a ruidosa ribalta das redes sociais, como se pretendêssemos que os dias e os Outros se sentissem induzidos a felicitarem-nos pelo sucesso da nossa existência.

E o nosso problema existencial comum, achado pela equívoca demência que terá desencadeado a destruição do cérebro de Nietzsche, não é mais o de que Deus possa estar morto. Antes reside nessa ideia genial de que a nossa demência possa fazer parte integrante do castigo advindo da nossa perplexidade diante do facto de Deus ter feito todos os milagres, inclusive o da criação do universo, aprofundando o absurdo da nossa existência solitária, por nem sequer ter-nos escrito um livro dando testemunho dos seus feitos gloriosos.

A vida já não parece esperar por nós. É terrível possuir uma doença em que a gente chama pelo outro sem qualquer esperança que ele nos possa retorquir. Uma vez perdidos, nesse universo esfacelado, não suspeitávamos que aquela sinistra doença pudesse vir a ser o nosso cadafalso. Só ela é capaz de dominar a maior solidão dos seres, sem que eles a sintam. E o pior é que parece que muitos de nós, ou quase todos, nesta desorientação, estamos à beira de perder a nossa capacidade critica, consumindo toda a ilusória imagiologia das redes.  

Bem sei que todos estes SE(S) não são nada consoladores, que importa que façamos um esforço para que os coloquemos de parte, como quem enterra a cabeça na areia, fingindo que andamos de braços entrelaçados com o mundo, que somos uns seres imunes à doença, inundados de felicidade e bem-sucedidos na vida.

Não preferimos mais a reserva à exposição, o recato à ribalta, a rejeição de sombras, obcecados que estamos por luzes, claridades sintéticas que se oferecem como imaculadas vitrines, árvores artificiais de superfícies comerciais, brilhos sem interrogações, obscuros amores pelas redes sociais, felicidade sem brechas, seja a que preço for.

Somos impotentes. Apenas conseguimos oferecer às infelizes rugosidades e teimosas deteriorações das nossas mentes, a oposição de milagres estéticos de corpos perfeitos, adornados por botox a granel, como receita para a espécie de surto psicótico sofrido com as alucinações visuais que tomam a superficialidade estética pela realidade, como aditivo externo da nossa autoestima, erigindo-a à condição de cetro da saúde mental em que pouco se aposta.

Se os nossos corpos são bússolas estéticas, obras de arte inacabadas, plásticas, passíveis de serem moldadas ou aperfeiçoadas, se estes corpos já são apenas o que nos resta do que somos e do que temos, se eles não são mais desmerecidos como foram na Idade Média, qual a razão para que não os entreguemos aos jogos de provocação e consumo de hoje, deixando as mentes à livre fragilização dos atalhos de Alzheimer?  

Seremos hoje, neste “admirável mundo novo”, apenas um albergue recôndito de algumas das mutações mediáticas de corpos animados de uma imensa carga de representação estética, desfocada das nossas mentes, até que deixemos de morar neles?

Farão estas problematizações algum sentido, ou merecerão melhor diagnóstico, tomando este por inconclusivo, que por certo o será?

Leia também: Da negação ao incentivo do racismo | Por José Figueiredo Santos

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano

13:00 13 Agosto, 2026 12:52 13 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

O bónus nas pensões pode regressar em 2026, depois dos pagamentos feitos nos últimos dois anos, mas ainda faltam confirmações do Governo

Praia Verde, Algarve.
Algarve

“Prefiro mil vezes a natureza selvagem de Cabanas”: banhista regressa a esta praia no Algarve após 10 anos e mostra-se desapontado com as mudanças

14:30 13 Agosto, 2026 10:35 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regresso a uma famosa praia do Sotavento algarvio, depois uma década de pausa, deixou um banhista desapontado com as mudanças no areal

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Sistema Volta. Crédito: Volta
Economia Nacional

Esta é a forma legal de não pagar o depósito das embalagens Volta após as regras que começaram a 10 de agosto

12:20 13 Agosto, 2026 11:50 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há garrafas e latas que continuam a ser vendidas sem o símbolo Volta e, nesses casos, o depósito de 10 cêntimos não é cobrado

Algarve Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Algarve Saúde

Ambulância que socorreu Marcelo no Algarve pode deixar de transportar doentes

14:40 13 Agosto, 2026 14:27 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O STEPH volta a criticar as mudanças no INEM e alerta para os efeitos da redução de ambulâncias com capacidade de transporte no Algarve

Cultura Economia Europe Direct Algarve Gastronomia

Tavira recebe seminário sobre produtos endógenos e Dieta Mediterrânica

14:50 13 Agosto, 2026 14:51 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A CCDR Algarve promove em Tavira um encontro dedicado à valorização dos produtos regionais e à sua ligação à Dieta Mediterrânica

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Ciência Cultura Opinião

Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos

12:47 13 Agosto, 2026 12:47 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ficam a fotografia, o vídeo e os likes. E talvez também fique, se tivermos alguma sorte, uma pergunta um pouco mais incómoda: vimos realmente o eclipse ou vimos sobretudo a nossa própria necessidade de dizer que o vimos?"

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Marcelo Rebelo de Sousa na praia. Crédito: Lusa
Algarve

“Sinto-me bem e quero ir à praia”: Marcelo Rebelo de Sousa partilha os planos que tem para o resto das férias no Algarve após alta do hospital

13:30 13 Agosto, 2026 13:19 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Depois de ter recebido alta do Hospital de Faro na sequência de um episódio de mal-estar, Marcelo Rebelo de Sousa diz sentir-se bem

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano

13:00 13 Agosto, 2026 12:52 13 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

O bónus nas pensões pode regressar em 2026, depois dos pagamentos feitos nos últimos dois anos, mas ainda faltam confirmações do Governo

Praia Verde, Algarve.
Algarve

“Prefiro mil vezes a natureza selvagem de Cabanas”: banhista regressa a esta praia no Algarve após 10 anos e mostra-se desapontado com as mudanças

14:30 13 Agosto, 2026 10:35 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regresso a uma famosa praia do Sotavento algarvio, depois uma década de pausa, deixou um banhista desapontado com as mudanças no areal

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Sistema Volta. Crédito: Volta
Economia, Nacional

Esta é a forma legal de não pagar o depósito das embalagens Volta após as regras que começaram a 10 de agosto

12:20 13 Agosto, 2026 11:50 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há garrafas e latas que continuam a ser vendidas sem o símbolo Volta e, nesses casos, o depósito de 10 cêntimos não é cobrado

Algarve, Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Algarve, Saúde

Ambulância que socorreu Marcelo no Algarve pode deixar de transportar doentes

14:40 13 Agosto, 2026 14:27 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O STEPH volta a criticar as mudanças no INEM e alerta para os efeitos da redução de ambulâncias com capacidade de transporte no Algarve

Cultura, Economia, Europe Direct Algarve, Gastronomia

Tavira recebe seminário sobre produtos endógenos e Dieta Mediterrânica

14:50 13 Agosto, 2026 14:51 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A CCDR Algarve promove em Tavira um encontro dedicado à valorização dos produtos regionais e à sua ligação à Dieta Mediterrânica

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Ciência, Cultura, Opinião

Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos

12:47 13 Agosto, 2026 12:47 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ficam a fotografia, o vídeo e os likes. E talvez também fique, se tivermos alguma sorte, uma pergunta um pouco mais incómoda: vimos realmente o eclipse ou vimos sobretudo a nossa própria necessidade de dizer que o vimos?"

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Marcelo Rebelo de Sousa na praia. Crédito: Lusa
Algarve

“Sinto-me bem e quero ir à praia”: Marcelo Rebelo de Sousa partilha os planos que tem para o resto das férias no Algarve após alta do hospital

13:30 13 Agosto, 2026 13:19 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Depois de ter recebido alta do Hospital de Faro na sequência de um episódio de mal-estar, Marcelo Rebelo de Sousa diz sentir-se bem

Últimas Notícias

  • Tavira recebe seminário sobre produtos endógenos e Dieta Mediterrânica
    Tavira recebe seminário sobre produtos endógenos e Dieta Mediterrânica
  • Ambulância que socorreu Marcelo no Algarve pode deixar de transportar doentes
    Ambulância que socorreu Marcelo no Algarve pode deixar de transportar doentes
  • “Prefiro mil vezes a natureza selvagem de Cabanas”: banhista regressa a esta praia no Algarve após 10 anos e mostra-se desapontado com as mudanças
    “Prefiro mil vezes a natureza selvagem de Cabanas”: banhista regressa a esta praia no Algarve após 10 anos e mostra-se desapontado com as mudanças
  • “Sinto-me bem e quero ir à praia”: Marcelo Rebelo de Sousa partilha os planos que tem para o resto das férias no Algarve após alta do hospital
    “Sinto-me bem e quero ir à praia”: Marcelo Rebelo de Sousa partilha os planos que tem para o resto das férias no Algarve após alta do hospital
  • “Tradição que nunca cheguei a aproveitar”: condutor recorda esta portagem por onde todos passavam sem pagar em agosto
    “Tradição que nunca cheguei a aproveitar”: condutor recorda esta portagem por onde todos passavam sem pagar em agosto

Opinião

  • Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos
    Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos
  • A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
    A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Tavira recebe seminário sobre produtos endógenos e Dieta Mediterrânica
    Tavira recebe seminário sobre produtos endógenos e Dieta Mediterrânica
  • Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda
    Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento