Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS - Sociólogo e professor universitário jubilado. Foto DR
Opinião

Da negação ao incentivo do racismo | Por José Figueiredo Santos

Admitamos o racismo, quer como assombro latente na cultura que nos habita, quer como fenómeno servil à paranóia do poder

11:58 7 Janeiro, 2025 11:58 7 Janeiro, 2025
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“Nós temos o melhor país do mundo”! Seria o tema instigante de Marcelo Rebelo de Sousa, em Boston. Defender um Portugal “independente do atraso, da ignorância, da pobreza, da injustiça, da dívida, da sujeição” e “livre da prepotência, da demagogia, do pensamento único, da xenofobia e do racismo”, constituiriam elementos de composição da sua estimulante narrativa, no Porto. Já a exagerada afirmação, em Ponta Delgada, de que Portugal é um país destinado a um “universalismo fraternal”, conceito que evidencia a nossa ligação enquanto Homens, independentemente das diferenças culturais, religiosas, étnicas ou sociais, só poderia emergir de um puro engano ou autoengano, por via da interpretação do problema ético-estético da criação de si próprio.

Com efeito, trata-se de toda uma preciosa compilação de clichés do Presidente da República, associados a uma espécie de plasticidade intrínseca ao relacionamento da nossa portugalidade com outras culturas, desconhecendo, exatamente, de onde lhe vêm, por se tratar de ideias resistentes de imunidade, do “não racismo dos portugueses”, embora presumamos as suas raízes.

Quando há meio século cantávamos “Angola é nossa”, um hino heroico e triunfalista, incumbido de abrir e fechar as emissões de rádio e trauteado nas escolas como incentivo aos portugueses na manutenção das colónias e do império, perante a vaga descolonizadora, as pressões internacionais e o isolacionismo que se seguiu ao fim da Segunda Guerra Mundial, não interrogávamos a História, por parecer óbvia a junção cosmovisionária de uma justificação ideológica com uma aspiração económica.

Os Impérios do “Brasil”, da “Pimenta”, na Índia, tinham sido derrubados, restando-nos apenas o “Africano”, como chave de um futuro próspero, de um vasto e rico território, que poderia alicerçar-se num nostálgico regresso a tempos gloriosos de antanho. Tratar-se-ia de uma pura ilusão, conquanto o mundo já tinha secado o século XVII, Angola não era o Brasil, tampouco a África, dita portuguesa, possuía infraestruturas necessárias à edificação do pilar de um desenvolvimento económico sustentado, nem Portugal tinha os meios para as edificar.

Naqueles Algarves de Além-Mar, a aurora dos africanos brigava pela independência, com saltos bruscos que prometiam a sua subversão. Não estavam mais dispostos a submeterem-se aos desígnios de S. Bento, pelo que o sonho de construção de uma nova aura dourada não passava de uma utopia.  

Na conexão entre política e psicanálise, atafulhávamo-nos num severo autismo nacionalista, teimando no imperativo da “missão histórica” de colonizar e civilizar, com o carácter inalienável e indivisível da nação multirracial e pluricontinental, com a salvaguarda da “herança sagrada” que era o Império e com um etnocêntrico “darwinismo social”, que justificava o domínio dos europeus sobre os africanos, persistindo em fazer da vida naquelas paragens uma oportunidade única.

E eis que me veio ao pensamento o texto de João Filipe Marques, professor na Universidade do Algarve, intitulado “Racistas são os outros! Reflexões sobre as origens do mito do «não racismo» dos portugueses”, no qual o autor se questiona se a tal insistência estapafúrdia – a adjetivação é minha –, de tentar convencer os portugueses e o mundo da inexistência de racismo na «essência» do ser português, bem como da «harmonia» racial vivida nas colónias, bem plasmada na apropriação da doutrina lusotropicalista de Gilberto Freyre pelo Estado Novo, em período posterior à Segunda Guerra Mundial, não presidirão paradoxais ecos daquela época? Não continuaremos nós a alimentar essa subliminar sagrada e etnocêntrica herança?

É neste registo que não posso deixar de atribuir à produção retórica de Marcelo ecos subliminares dessa sagrada e etnocêntrica herança, vertidos na sua doutrina cosmogónica identitária, filiada numa corrente de pensamento que marcou inumeráveis prerrogativas da expansão portuguesa no mundo.

Persistindo no mito do “universalismo fraternal”, tão próximo do registo mitográfico nacional do “não-racismo”, historicamente construído pelas elites políticas com finalidades pragmáticas, a construção mitológica marcelista revela-se um autêntico fingimento relativo a crenças, virtudes, ideias e sentimentos que os portugueses não possuem. O fito parecerá então destinar-se à modelação do nosso racismo contemporâneo, numa persistente negação que apenas justifica e prolonga padecimentos e uma medrosa ausência de pedagogia e de um efetivo combate ao racismo e à discriminação.

Se o racismo nada tem a ver com as diferenças entre os indivíduos, mas com a mobilização negativa das mesmas, fazendo, do Outro, um antro de inferioridades alicerçadas em noções e raça, etnia, cor da pele, se são essas mobilizações que presidem aos discursos de ódio e de incitamento à violência que amplia a estigmatização, a insegurança, a exclusão social e o isolamento dos grupos alvo dessa discriminação, admitamos o racismo, quer como assombro latente na cultura que nos habita, quer como fenómeno servil à paranóia do poder, que nos impede de dar o salto para uma humanidade mais sofisticada.

Leia também: A figura pária do imigrante | Por José Figueiredo Santos

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Algarve Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Opinião Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Algarve Edição Papel Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Auto Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Algarve, Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Opinião, Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Algarve, Edição Papel, Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Auto, Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve, Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Últimas Notícias

  • Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
    Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
  • Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
    Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal