A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão volta a ser distinguida com o “Selo de qualidade exemplar de água para consumo humano”, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), informou a EMARP em comunicado.
A nível nacional, num universo de 227 empresas e municípios, a EMARP é uma das 89 entidades distinguidas. Realce para o facto de a região algarvia contar com 7 distinções.
Este reconhecimento “resulta de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores pelas entidades gestoras, que inclui critérios quantitativos e qualitativos, governança, cumprimento de obrigações legais e conduta perante o regulador, sendo as entidades gestoras com melhor desempenho distinguidas com Prémios de Excelência”, lê-se na nota.
Programa de Controlo da Água para Consumo Humano
A EMARP efetua, anualmente, em média cerca de 5000 análises à água portimonense. Para além de estar sujeita ao Programa de Controlo da Água para Consumo Humano, aprovado pela ERSAR, a água é também avaliada internamente através do Plano de Controlo de Qualidade Operacional da EMARP, que prevê a realização de um conjunto de análises que garantem a sua qualidade na rede de distribuição.
De salientar que os dados do controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano “demonstram que a água da torneira fornecida pelos sistemas de abastecimento público em Portugal continental é segura, com um resultado para o indicador ‘água segura’ de 99%”, conclui a nota.
A EMARP, EM, SA, é a empresa municipal responsável pela gestão e exploração dos sistemas públicos de captação e distribuição de água para consumo público, a recolha e reencaminhamento de efluentes, a recolha e deposição de resíduos urbanos e a higiene pública e pela gestão e fiscalização publicitária, da ocupação da via pública e do sistema de estacionamento público urbano.
Leia também: Português recordista do Guinness vem de Caminha a Portimão de patins em linha sem cair