Em dias de calor intenso, torna-se quase inviável dormir sem uma ventoinha em funcionamento. Mas será que esta prática tem implicações para a saúde? Quando o calor aperta, muitos de nós recorremos à ventoinha no quarto para refrescar o ambiente. Porém, é importante saber se dormir a noite inteira com este eletrodoméstico ligado pode representar algum risco para a saúde.
A resposta é complexa. A boa notícia é que utilizar a ventoinha durante a noite não constitui um risco significativo para a saúde. Contudo, há prós e contras, e em alguns casos, o uso do aparelho pode causar alguns sintomas desconfortáveis, conforme refere o site Healthline num artigo revisto pelo médico Raj Dasgupta, avança o IOL.
A principal vantagem de dormir com a ventoinha ligada é óbvia: arrefecer o ambiente, garantindo uma noite mais confortável. O calor pode prejudicar a qualidade do sono e a capacidade de adormecer, além de que a transpiração excessiva pode levar à perda de minerais essenciais ao normal funcionamento do corpo.
O ruído constante da ventoinha pode também ser benéfico, funcionando como um “white noise”, um som de fundo que ajuda a relaxar. As ventoinhas são igualmente úteis para fazer circular o ar, prevenindo odores desagradáveis.
O site Healthline destaca ainda que existem estudos indicando que a utilização de uma ventoinha durante a noite pode reduzir o risco de Síndrome de Morte Súbita do Lactente, havendo um estudo específico que menciona uma redução de 72%.
Embora não apresente um risco grave para a saúde, o uso contínuo da ventoinha tem também algumas desvantagens, apontadas pelo site Healthline, tais como:
Congestão nasal
A circulação constante de ar pode secar a boca, nariz e garganta, o que pode levar o corpo a produzir excesso de muco, resultando em dores de cabeça, nariz entupido e garganta irritada.
Para quem já está doente, a ventoinha pode agravar os sintomas. Uma solução é utilizar também um humidificador.
Alergias
As ventoinhas podem fazer circular pó e pólen no ar, desencadeando alergias em algumas pessoas. Além disso, as pás do aparelho acumulam pó.
Olhos e pele seca
A constante circulação de ar pode secar a pele e os olhos. Para evitar estes sintomas, recomenda-se hidratar bem a pele e usar gotas para os olhos.
Dores musculares
De acordo com o site Healthline, a circulação constante de ar pode causar contracções musculares e até cãibras. Para evitar esta situação, não se deve direcionar a ventoinha directamente para o corpo durante o sono.
Leia também: Vai reabrir um dos mais famosos espaços de diversão noturna do Algarve