A União das Freguesias de Faro entregou, durante a tarde desta quinta-feira, ao Núcleo Piscatório da Culatra um Veículo Elétrico para que a associação Nossa Senhora dos Navegantes possa apoiar toda a comunidade com um transporte sustentável e amigo do ambiente, inserido no Projeto Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável.
A viatura foi adquirida no âmbito do Orçamento Participativo 2020, considerado a União de Freguesias que “com mais este contributo foi dado mais um passo rumo à sustentabilidade ambiental desta ilha, uma vez que esta nova viatura vai substituir uma já existente que funcionava a gasolina e era muito poluente”.
Recorde-se que no Orçamento Participativo 2020 desta Junta de Freguesia, que desde 2017 tem implementado várias ideias e projetos, a proposta mais votada, com 248 votos foi a n.º 2 – “Viaturas elétricas para apoio domiciliário no núcleo da Culatra”, que tem por objetivo a aquisição de veículos elétricos para substituir os existentes que funcionam a gasolina, contribuindo para uma ilha mais ecológica e amiga do ambiente, de forma a alcançar os objetivos propostos do projeto Culatra 2030.
Em seguida, com 165 votos ficou a Proposta n.º 8 – “Projeto social – remodelação da cozinha do refeitório social da Paróquia de São Pedro”, que propõe uma reformulação do atual refeitório de forma a que este seja munido de melhores meios e de melhores condições para dar resposta às inúmeras solicitações que a paróquia de São Pedro procura apoiar.
Em terceiro lugar, com 88 votos ficou a Proposta n.º 1 – “Construção de monumento a D. João III – Rei que elevou Faro a cidade” a qual tem por objetivo erguer um memorial em honra ao rei, que a 7 de setembro de 1540 elevou Faro a cidade.
Por último, a quarta proposta mais votada, com 65 votos, foi a “Proposta n.º 6 – “Instalação de equipamentos de ténis de mesa em espaços públicos”, que visa a implementação em praças, jardins e largos da cidade, de equipamentos em betão para a prática outdoor de Ténis de Mesa.