Cerca de 82% das pessoas querem receber a vacina contra a covid-19 assim que forem chamadas. Neste momento, menos de 10% (9%) dos inquiridos não querem ser vacinados e 4% não sabem/não responderam. Os dados são revelados pela sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Cesop) da Universidade Católica para a “RTP” e para o jornal “Público”.
O inquérito avaliou, também, a opinião dos portugueses quanto ao processo de desconfinamento. Quase 60% (58%) consideram que o calendário definido pelo Governo “está bem assim”. Dos que não concordam com o plano, 23% consideram que o plano deveria ser mais lento e 12% dizem que deveria ser mais rápido.
Quanto à análise da atitude de diferentes entidades/pessoas sobre a resposta à pandemia, o Presidente da República é quem tem melhor nota. Para 22% dos portugueses a atuação de Marcelo Rebelo de Sousa é muito boa, 42% avaliam-na como boa e 28% como razoável. O organismo liderado por Graça Freitas, a Direção-Geral da Saúde, ocupa o segundo lugar: 7% classificam a atuação como muito boa, outros 37% dizem que é boa e 43% que é razoável.
A sondagem contou com 1123 inquéritos recolhidos via telefone, a partir de uma lista gerada de forma aleatória, entre os dias 3 e 7 de maio. A margem de erro é de 2,9% e o nível de confiança é de 95%.
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso