Portugal já administrou mais de 338 mil doses de vacina para covid-19, incluindo-se mais de 269 mil primeiras doses e mais de 68 mil segundas doses, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Questionada pela Lusa, a DGS precisou que no dia 31 de janeiro tinham sido aplicadas 269.563 primeiras doses e 68.7747 segundas doses, totalizando 338.310 doses, equivalente a cerca de 3,3 por cento da população.
A informação difere da que consta no monitor de vacinação ‘online’ do Centro Europeu para o Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa), em que apenas estão registadas cerca de 166 mil primeiras doses administradas em Portugal.
A DGS afirma que essa informação “não corresponde àquela que foi submetida na plataforma TESSy” (Sistema de Vigilância Europeu) do ECDC.
“O problema já foi identificado e está em resolução pelas equipas da DGS e do ECDC”, acrescenta a autoridade de saúde portuguesa.
Segundo o monitor do ECDC, terão sido administradas nos 27 países membros da União Europeia cerca de 8,2 milhões de doses de vacina para a covid-19.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 2.237.990 mortos resultantes de mais de 103,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 13.017 pessoas dos 731.861 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.
E AINDA
► Faleceu Nuno de Araújo Mota, médico de fisiatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve
► Nuno Mota, jogador de polo aquático e médico em Faro, morre aos 32 anos
► Algarve passa a ter sete concelhos em Risco Extremamente Elevado
► Faleceu Carlos Próspero, um dos mais respeitados professores de Faro
► Nova variante identificada no México: “é a mais preocupante de todas”
► PSP apanha restaurante em Lagos a servir refeições contra regras do estado de emergência
► CITEVE alerta que máscaras FFP2 têm “um conjunto de problemas”
► Estado de emergência até ao verão admite Marcelo ao Expresso
► Presidente de Portimão vacinada como “condição necessária” para voluntariado em hospital