As férias de verão estão a chegar e o Algarve está prestes a encher-se de turistas portugueses e estrangeiros. O calor promete apertar e os areais das praias vão ficar cobertos de toalhas. Se quiser fugir à multidão ou se preferir abdicar da praia durante um dia, pode sempre visitar o passadiço que tem um quilómetro de extensão e uma ponte suspensa, construída a 20 metros do chão. O passeio é rápido e o contacto com a natureza está garantido.
No verão do último ano, quem passava por Monchique já se deparava com as infraestruturas do passadiço do Barranco do Demo, que apenas foi inaugurado no mês de outubro do mesmo ano. Apesar de ter apenas um quilómetro de extensão, o passadiço de madeira insere-se num percurso pedonal mais amplo, que liga a aldeia de Alferce ao Cerro do Castelo de Alferce. O ex-libris do passadiço é a ponte suspensa.
Com 50 metros de comprimento, a ponte suspensa encontra-se a 20 metros do chão e garante alguma adrenalina a todos aqueles que se aventurarem a percorrer o percurso pedonal. De salientar que é possível concluir todo o percurso em relativamente pouco tempo e sem grandes dificuldades, contudo, os mais de 500 degraus, os caminhos estreitos e íngremes e as subidas e descidas prometem desafiar os caminhantes.
A NiT cita o presidente da Junta de Freguesia de Alferce, Paulo Alves, que diz que o objetivo deste passadiço, construído pela freguesia em parceria com a Câmara Municipal de Monchique, passa por oferecer aos visitantes “acesso a sítios únicos, à natureza em bruto, a sítios inacessíveis até agora”.
Leia também: Conheça as duas aldeias algarvias que são das mais bonitas do país