Antes de se sentar para comer, é costume que se coloque água fria nas panelas e frigideiras ainda quentes, para evitar que os restos de comida sequem e se tornem difíceis de lavar mais tarde. Apesar de parecer uma boa estratégia, os especialistas consultados pelo site Reviewed, da USA Today, alertam que este hábito pode danificar os seus utensílios de cozinha. Saiba mais neste artigo que conta com a colaboração do IOL.
Quando aquecemos as panelas e frigideiras, o material expande-se. Ao arrefecer, contrai-se. O ideal seria permitir que este processo ocorresse de forma natural, mas ao colocar água fria nas panelas ainda quentes, cria-se um choque térmico.
Julia MacDougall, cientista citada pelo Reviewed, explica que este choque térmico é prejudicial para os materiais de cozinha, podendo mesmo provocar a quebra dos utensílios. Mesmo que não cheguem a partir, o choque térmico pode danificar o material, comprometendo a sua capacidade de conduzir o calor de forma eficaz, o que interfere no cozinhado.
Embora alguns materiais sejam mais vulneráveis ao choque térmico do que outros, nenhum deles está completamente imune a estas mudanças bruscas de temperatura. O vidro é mais suscetível de se partir, tal como as panelas ou frigideiras metálicas de paredes mais finas. No entanto, até mesmo as frigideiras de ferro fundido, normalmente mais resistentes, podem ser danificadas com este tipo de choque.
O mais importante, como já foi referido, é deixar os utensílios arrefecerem completamente antes de lhes adicionar água. É verdade que, ao fazer isto, os restos de comida podem secar, tornando a sua remoção mais difícil. Mas há uma forma simples de contornar este problema.
Julia MacDougall realizou testes com várias manchas de comida e concluiu que, para removê-las, basta deixar as panelas e frigideiras de molho entre três a quatro horas. Deixar de molho por mais tempo não fará grande diferença na remoção das manchas, alerta a cientista.
Se ainda assim os utensílios continuarem com manchas difíceis, pode esfregar as áreas afetadas com uma mistura de água e vinagre. No caso de aço inoxidável, recomenda-se o uso de produtos específicos para não danificar o material.
Leia também: Algarvio vai a Espanha e “vinga-se” dos espanhóis falando só em português [vídeo]