É quase impossível resistir a um mergulho nesta praia. Mesmo com as mudanças da maré, a temperatura da água não desilude. E não, não estamos a falar do Algarve. Esta praia, que tem atraído cada vez mais turistas, tanto do continente como de várias partes do mundo, não se encontra em Portugal continental. Nos últimos anos, tem-se destacado pela sua beleza natural e pela água tão quente, que chega a atingir os 40ºC. Saiba mais sobre esta praia termal neste artigo, com a colaboração da Versa.
Se procura tranquilidade para as suas férias de verão, a Praia da Barrinha, em Faro, é um refúgio perfeito. Mesmo nos dias mais quentes, muitos preferem as águas mais frescas das praias da região. Para dias de calor e banhos relaxantes, estas são escolhas frequentes.
No entanto, para alguns, até a Praia de Altura, em Castro Marim, que em julho registou a temperatura de água mais elevada (23,9ºC), pode não ser a opção ideal.
Assim, a mesma fonte procurou a praia com a água mais quente de Portugal e encontrou a Praia das Termas da Ferraria, na Ilha de São Miguel, nos Açores. Famosa pelas suas piscinas naturais aquecidas por fontes termais, a temperatura da água na Ferraria varia com a maré e o fluxo das águas quentes.
Integrada no Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria, esta maravilha natural exibe formações vulcânicas de grande valor paisagístico e científico. Além da sua beleza e interesse científico, a grande atração são as nascentes termais de origem vulcânica que aquecem as piscinas naturais e abastecem o complexo termal, como destaca a Mais Magazine.
Quando a maré está alta, a água do mar arrefece ligeiramente estas piscinas, fazendo com que a temperatura varie entre os 20ºC e os 25ºC. No entanto, com a maré baixa, a água pode atingir entre 30ºC e 35ºC, chegando até aos 40ºC nos pontos mais próximos das nascentes termais.
Por isso, é fundamental verificar o estado das marés antes de visitar esta praia, para garantir o mergulho mais quente das suas férias.
As Termas da Ferraria datam de meados do século XX, mas já há referências às qualidades da água quatro séculos antes, nas palavras de Gaspar Frutuoso na sua obra “Saudades da Terra”.
Como chegar a Ponta Delgada:
Há voos regulares para Ponta Delgada a partir de Faro, Lisboa, Porto, Madeira, Gran Canária, Frankfurt, Toronto e Boston. Além disso, Ponta Delgada é o principal porto comercial dos Açores e possui uma das maiores marinas da região, que acolhe centenas de iates, sobretudo durante a época alta.
Leia também: Esta estante do Lidl garante arrumação para toda a família por menos de 10€