A Câmara de Castro Marim promoveu, entre 18 e 20 de Outubro, um rastreio gratuito de doenças de pele.
De carácter gratuito, esta iniciativa, que passou pelas quatro as sedes de freguesia do concelho, avaliou cerca de 200 pessoas, dando particular atenção às lesões cancerígenas e pré-cancerígenas.
A iniciativa contou com a colaboração da médica dermatologista Manuela Aguiar e das enfermeiras Cristina Macedo e Ana Paula. O rastreio dermatológico decorreu em duas acções, a primeira, em meados de Maio, debruçou-se também sobre os cuidados a ter com a exposição ao sol, numa campanha de sensibilização para a época balnear.
Nesta acção, que decorre depois do encerramento da época balnear, foram diagnosticadas algumas doenças de pele, agora medicadas e orientadas. As lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) detectadas foram tratadas no local com azoto líquido, para evitar sobrecarregar o serviço de dermatologia do Centro Hospitalar do Algarve, para onde são encaminhadas as lesões tumorais encontradas.
Esta iniciativa, integrada nas políticas de saúde e acção social do município de Castro Marim, é apoiada pela Administração Regional de Saúde do Algarve e pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Sotavento.