A Câmara Municipal de Castro Marim anunciou hoje que vai avançar no próximo fim de semana com um processo gratuito de testagem à covid-19, estimando abranger numa primeira fase 4.000 pessoas.
Em comunicado, o executivo justifica a decisão com o “grande incremento da covid-19 no concelho”, adiantando que o rastreio será realizado “com a maior rapidez e no menor prazo possível”, em colaboração com “duas dezenas de técnicos de saúde voluntários e credenciados para o efeito”.
Fonte da autarquia revelou à Lusa que a deteção será efetuada através de testes rápidos antigénio, estimando testar “4.000 pessoas nesta primeira fase”, numa ação poderá estender-se “por mais fins de semana” e terá um custo de 20 mil euros.
Numa segunda fase, a autarquia pretende “levar a testagem às povoações mais isoladas”, utilizando para o efeito a Unidade Móvel de Saúde, acrescentou.
O apelo da autarquia é para que a que a população se inscreva para esta primeira ação, que acontecerá nos dias 13 e 14 de fevereiro junto ao Pavilhão Municipal em Castro Marim, entre as 9:00 e as 13:00 e entre as 15:00 e as 18:00.
Para aumentar a capacidade de testagem, o local inclui “acessos para testar a pé e de carro”, pode ler-se no comunicado.
Leia também
Castro Marim perde jovem mãe vítima da covid-19
A autarquia realçou que desta ação estão excluídas “as crianças até aos 10 anos, pela dificuldade da colheita da amostra, e as pessoas vacinadas ou que já passaram a doença, dado que estão imunes”.
A marcação prévia “é obrigatória” e deverá ser realizada através do endereço de correio eletrónico [email protected] ou dos contactos 281 510 747 ou 281 510 778 (9:00 às 17:00) e 961 743 222 (9:00 às 20:00).
Citado no comunicado, o presidente do município, Francisco Amaral, afirmou tratar-se de um “projeto de grande importância para o concelho, que tem estado a enfrentar o pior surto deste o início desta pandemia, sendo, neste momento, o caso mais grave e preocupante da região”.
Francisco Amaral sublinhou o caráter “voluntário da iniciativa”, salientando também que todo o “trabalho desenvolvido tem o aconselhamento técnico do delegado de saúde local e segue as diretrizes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças”.
O concelho de Castro Marim tem uma incidência cumulativa a 14 dias de 2.517 casos confirmados de covid-19 por cada 100 mil habitantes, segundo dados hoje revelados pela Direção-Geral da Saúde, contabilizados entre 20 de janeiro e a passada terça-feira.