O Aeródromo Municipal de Portimão vai ser palco, no fim-de-semana de 21 e 22 de Abril, do Campeonato de Velocidade da ISSA World Series, um evento Mundial de Velocidade em Queda Livre organizado pela Paralvor (Skydive Algarve) e pela Federação Portuguesa de Pára-quedismo.
A Associação Internacional de Pára-quedismo de Velocidade – International Speed Skydiving Association (ISSA) é uma associação de aficionados do Pára-quedismo de Velocidade. Esta é a primeira vez que o evento se realiza em Portugal, sendo este, o primeiro apuramento do Campeonato de 2018, que contará com cerca de 50 pára-quedistas de várias nacionalidades, oriundos de Portugal, Áustria, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Suécia, Itália e Polónia.
“Durante estes dois dias serão utilizados dois aviões, um Dornier G92 e outro Cessna C208B Supercaravan, aeronaves de duas turbinas com capacidade para transportar simultaneamente 15 pára-quedistas, que irão realizar saltos a partir dos 14 mil pés de altitude e em cerca de 13 minutos”, explica a Câmara e Portimão em comunicado de imprensa.
O Pára-quedismo de Velocidade é a modalidade do desporto não motorizado de velocidade mais rápido do mundo: a velocidade alcançada pelo corpo humano em queda livre é em função de dois factores: o peso do corpo e a posição do corpo durante a queda livre. Em posição estável, com a barriga virada para a terra, a velocidade máxima atingida pelo corpo humano é cerca de 200 quilómetros por hora. Em posição estável de cabeça para baixo durante a queda livre, o corpo humano consegue atingir uma velocidade máxima cerca de 240-290 km por hora. Se durante a queda livre conseguirmos uma posição perfeita, o corpo humano poderá atingir 480km/h ou mais. Alcançar e aguentar a velocidade máxima através da posição do corpo durante a queda livre é o objectivo do Pára-quedismo de Velocidade.