A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa apreenderam, na madrugada desta quarta-feira, 20 fardos de haxixe, cerca de 700 quilos, e três jerricans de combustível, na Ria Formosa, no concelho de Olhão.
“Um alerta recebido pelas 02:50, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), deu conta de uma embarcação de nacionalidade espanhola à deriva e a meter água ao largo da Barra do Lavajo (Armona), com dois tripulantes a bordo”, explica a Autoridade Marítima Nacional em comunicado, acrescentando que “foram de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Olhão e da Estação de Salva-vidas de Olhão que, ao se dirigirem ao local, detetaram fardos de haxixe a flutuar, marcando a posição para posterior recolha, dando prioridade ao salvamento dos dois homens”.
Após deteção da embarcação com os dois indivíduos a bordo, as autoridades constataram que “não necessitavam de qualquer tipo de assistência médica, tendo a embarcação sido rebocada para o cais da Estação de Salva-vidas de Olhão e apreendida como medida cautelar”.
Os suspeitos foram conduzidos para o Comando-local da Polícia Marítima de Olhão para identificação e, posterior deteção para interrogatório pela Polícia Judiciária de Faro.
O produto estupefaciente foi levado para o Comando-local da Polícia Marítima de Olhão e entregue à Polícia Judiciária de Faro, a fim de se efetuarem as diligências de investigação.
Na operação participaram dois navios da Marinha (NRP Sagitário e NRP Dragão), que efetuaram buscas no mar, e meios da Autoridade Marítima Nacional, operados pela Polícia Marítima Olhão e de Faro e pela Estação Salva-vidas de Olhão, para as buscas no interior da Ria Formosa.