Não é de todo um acontecimento frequente que o céu na Europa se ilumine desta maneira. Com efeito, uma aurora boreal foi avistada na noite de domingo para segunda-feira em vários países, um fenómeno considerado raro. Em Portugal, o espetáculo de luzes característico das auroras boreais fez o céu da Figueira da Foz iluminar.
Para documentar o evento, Miguel Marques, um fotógrafo especializado em astrofotografia, recorreu à sua página na rede social Facebook para partilhar imagens do momento.
“Auroras Boreais. É um tema que nos remete logo para os países nórdicos e frios, mas e se partilharmos convosco que ontem à noite conseguimos captar uma? Sim, sim, aqui em Portugal, mais concretamente na Figueira da Foz. Ténue e um pouco envergonhada atrás das nuvens, mas aquele tom rosado não engana ninguém”, descreveu o fotógrafo nas imagens.
Segundo o próprio, “apesar de não ser visível a olho nu, não é todos os dias que se vê este fenómeno, muito menos aqui.”
“Como soubemos? Tudo começou porque o Miguel viu algumas publicações com fotos aqui na Europa, com latitudes muito parecidas à nossa (40°). Claro que tínhamos de tentar, porque apesar de não ser visivel a olho nu não é todos os dias que se vê este fenómeno, muito menos aqui”, finaliza a publicação do fotógrafo.
De acordo com a Euronews, este evento resultou de uma tempestade geomagnética que permitiu que o fenómeno fosse apreciado em latitudes pouco comuns.
Diferentemente do habitual, em que o espetáculo natural de luzes só pode ser visto nas latitudes mais ao norte, desta vez o fenómeno causado pela interação do vento solar com o campo magnético da Terra foi possível ser observado em várias regiões da Europa, desde a Inglaterra até à Hungria, passando pela Ucrânia e Bulgária e até mesmo em Portugal.
Leia também: Conheça o truque para preparar em casa castanhas perfeitas iguais às de rua