De acordo com uma notícia do Correio da Manhã, o valor do abono de família terá um significativo aumento no próximo ano. O aumento previsto para 2024 corresponde a um acréscimo de 25% no valor mensal da prestação social por cada filho.
O abono de família vai registar um aumento em 2024 de 22 euros por cada criança ou jovem que já recebe esta prestação mensal, avançou esta segunda-feira, de acordo com a fonte citada.
Esta medida será incluída na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, que será entregue na Assembleia da República esta terça-feira. Esta atualização abrangerá cerca de 925 mil pessoas, implicando um custo adicional de 244 milhões de euros.
Outra prestação social que terá um aumento acima das atualizações regulares é o complemento solidário para idosos, que beneficia cerca de 150 mil reformados com baixos rendimentos e património, o que representa uma subida do valor global deste complemento em 2024.
Embora a notícia não especifique o valor do aumento previsto para o próximo ano, menciona que essa medida resultará num custo adicional de 130 milhões de euros.
Além dos aumentos extraordinários, as prestações sociais também serão atualizadas com base no indexante de apoios sociais (IAS).
Prevê-se que o IAS aumente entre 6% e 6,5%, o que terá impacto na atualização do valor das pensões no próximo ano, bem como em outros apoios, como o rendimento social de inserção (RSI), o abono de família e as propinas.
Recorde-se que os deputados aprovaram em novembro do ano transato uma proposta do Livre de alteração ao Orçamento do Estado para o corrente ano de 2023 (OE2023) que aumenta a majoração do abono para famílias monoparentais dos atuais 35% para 50% até ao 1.º escalão de rendimentos.
Leia também: Saiba quando vai receber o próximo pagamento de 90€ e se tem direito a este apoio