O serviço de atendimento e acompanhamento social da Câmara de São Brás de Alportel recebeu cerca de 180 processos de ajuda social no primeiro semestre de funcionamento.
O serviço municipal lançado ao abrigo do processo de descentralização de competências do Governo, e que competia à Segurança Social, foi assumido pela autarquia em 1 de abril, registando um total de 176 atendimentos, com cerca de 100 “em processo de acompanhamento” por parte do serviço de ação social, indicou o município, em comunicado.
“Com mais esta área de competência, são muitos e complexos os desafios com que nos defrontamos, nos Serviços Sociais, para ajudarmos quem mais precisa”, explica a vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, responsável pelo pelouro da Ação Social.
“É muito positivo o balanço que fazemos deste primeiro semestre desde novo serviço que antes cabia à Segurança Social, pois permite-nos dar melhor resposta, através dos nossos serviços sociais, dado o conhecimento da realidade e a capacidade de articular com todas as entidades locais, num trabalho em rede que é fundamental”, acrescenta.
Este serviço que funciona no Centro de Apoio à Comunidade, onde funcionam os Serviços Sociais da autarquia assegura o atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo os beneficiários do Rendimento Social de Inserção e o atendimento em situação de emergência social.
O Centro de Apoio à Comunidade, localizado na Rua Serpa Pinto, n.º 28, funciona de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.
Os atendimentos para o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social decorrem às terças-feiras, das 9:00 às 13:00, e às quintas-feiras das 14:00 às 17:00, mediante marcação prévia presencial ou através do telefone 289 840 020 ou do email [email protected].
Leia também: Cineteatro de São Brás de Alportel mostra atletas paralímpicos lusos em competição