Quando as temperaturas ultrapassam os 40 graus, não há muitas soluções milagrosas para manter o carro fresco, a não ser contar com o ar condicionado a funcionar a pleno. No entanto, há um método japonês que pode ajudar a expulsar o ar quente do interior do carro, tornando-o mais confortável para a condução. Saiba agora mais neste artigo com a colaboração do Motor 24.
É importante lembrar que diversos estudos demonstram que conduzir com temperaturas superiores a 35 graus no interior do carro pode comprometer a concentração, aumentar o stress, e reduzir a capacidade de reação em situações de emergência. O efeito pode ser tão perigoso como conduzir com um nível de álcool no sangue de 0,5 gramas por litro.
Assim, manter o veículo fresco não só melhora o conforto, mas também é uma questão de segurança rodoviária.
Existem várias estratégias para baixar a temperatura no interior do carro. Uma delas, que é bastante interessante e foi sugerida por um professor japonês, é muito fácil de aplicar: antes de entrar no carro que esteve exposto ao sol, baixe a janela do passageiro da frente. Depois, com movimentos rápidos, abra e feche a porta do condutor várias vezes. Esta técnica do professor japonês permite ventilar o interior e baixar a temperatura sem precisar de ligar o ar condicionado.
Num teste realizado, repetir este procedimento cinco vezes foi suficiente para reduzir a temperatura no interior do carro em cerca de 8ºC, o que pode fazer uma diferença considerável nos dias quentes de verão.
Como manter o carro fresco sem recorrer ao ar condicionado?
Além deste método, há outras sugestões práticas e económicas para manter o carro fresco sem recorrer ao ar condicionado.
Nos dias mais quentes, é ideal que a temperatura dentro do carro esteja abaixo dos 22ºC. Um truque antigo, mas ainda eficaz, é usar uma pala solar no para-brisas. De acordo com um estudo do RACC e do Automóvel Clube da Suíça, este simples acessório pode reduzir a temperatura dentro do carro em até 11ºC, ao impedir que o calor seja amplificado pelos vidros.
Caso prefira não utilizar palas solares, pode proteger o assento do banco colocando uma manta dobrada sobre ele. Assim, o calor será absorvido pela manta, deixando o banco mais fresco quando for sentar-se.
Quando estacionar ao sol, uma dica útil é ajustar a posição do volante, girando-o para que a parte superior fique na sombra. Isto evita que esteja demasiado quente ao toque quando voltar a conduzir.
Manter o ar condicionado em boas condições
Embora o ar condicionado seja a solução mais eficaz para arrefecer o interior do carro, é essencial que esteja sempre em boas condições. Com o tempo, os líquidos refrigerantes podem escapar pelos tubos de borracha, resultando numa perda anual de cerca de 15%. Se o nível do fluido descer para metade da capacidade, o compressor pode sobreaquecer e avariar, e a substituição deste componente pode custar mais de 1000 euros, de acordo com o Motor 24.
Segundo a mesma fonte, para evitar problemas caros, é aconselhável verificar o nível do líquido refrigerante a cada dois anos e substituir o cartucho do secador, que sofre desgaste com o uso.
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