A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR apreendeu na madrugada desta sexta-feira cerca de três toneladas de haxixe e uma embarcação de alta velocidade no rio Guadiana, divulgou aquela força de segurança.
Em comunicado, a GNR adianta que a embarcação semirrígida foi detetada ao entrar na barra do Guadiana no âmbito de uma ação coordenada de patrulhamento entre o Sistema Integrado de Vigilância Exterior (SIVE) da Guardia Civil de Espanha e o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) da GNR.
“Nesse seguimento foi imediatamente acionada uma patrulha marítima do destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, tendo em vista intercetar e abordar a embarcação que se encontrava a navegar, ocultando as luzes de sinalização”, lê-se na nota.
Na sequência da ação policial, foi possível intercetar a embarcação, que continha no seu interior 80 fardos de haxixe, e impedir o desembarque da droga, num total de 2.997 quilos.
As autoridades apreenderam também a embarcação com 12 metros, cinco jerricãs de combustível, diverso equipamento eletrónico e material de navegação. No entanto, perante a presença da patrulha marítima da GNR, os suspeitos fugiram a pé para território espanhol.
Os factos foram comunicados ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Real de Santo António.
Leia também: Mais uma embarcação de alta velocidade suspeita de narcotráfico apreendida no Algarve