A Câmara de Aljezur vai implementar medidas extraordinárias de apoio às famílias e empresas afetadas pela pandemia da covid-19, como a redução das tarifas de água e saneamento e a isenção de taxas e rendas de espaços municipais.
A autarquia especificou, em comunicado, que os tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos vão ser reduzidos em 25% para todo o tipo de consumos verificados entre os meses de março e junho.
O executivo autárquico decidiu também isentar do pagamento das rendas os locatários dos espaços municipais, concessionários de quiosques, lojas e bancas, bem como os empresários do pagamento das taxas de ocupação do espaço público e de publicidade, duas medidas que vão vigorar até ao final do ano.
“Este conjunto de medidas permitirá manter cerca de 90 mil euros nas famílias e no comércio”, lê-se no documento.
As medidas para apoiar as famílias, as empresas e a economia local daquele concelho algarvio, foram aprovadas na reunião do executivo autárquico, de maioria socialista, no dia 28 de abril, no âmbito do programa Município Presente, para combater aos efeitos da pandemia da covid-19.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 269 mil mortos e infetou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Mais de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.114 pessoas das 27.268 confirmadas como infetadas, e há 2.422 casos recuperados, de acordo com os últimos dados avançados pela Direção-Geral da Saúde.
Portugal entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.
Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.